Banner:

sábado, 2 de março de 2013

► Outro grande EXEMPLO: surfista CEGO formado em EDUCAÇÃO FÍSICA já busca 2ª graduação em DIREITO.

Valdemir Pereira Corrêa, o surfista cego
graduado em Educação Física
Mais um CIDADÃO, no amplo sentido da palavra, busca aquilo que deveria ser "rotina" a toda e qualquer pessoa: o CONHECIMENTO. Palavra que muitos POLÍTICOS VAGABUNDOS entendem como "favorecimento". A reportagem está no PORTAL UOL, veiculada no dia 08/02. A informação é que em 1994 o Valdemir foi anestesiado nos olhos para a realização de uma cirurgia e depois nunca mais enxergou. Valdemir nasceu com glaucoma e sofreu com sucessivos erros médicos de São Paulo que lhe retiraram a visão aos 24 anos de idade.

Cisco Araña, surfista veterano
e coordenador de cursos
Com uma vida radicada em Santos, no interior paulista, a reportagem conta que o surfe era a sua distração na juventude. Soube de uma escola de surfe mantida pelo governo local para pessoas com deficiências, mas que até então não tinha atendido uma pessoa cega. Mesmo assim, no mês de março/1997 Valdemir matriculou-se na Escola Radical de Surf e recebeu orientações do coordenador Cisco Araña, surfista desde 1968. Desta forma, para Valdemir, o surfe tornou-se o primeiro empurrão para outras conquistas ainda mais importantes. Na Escola de Surf, o aluno cego conheceu praticantes de outras modalidades, como capoeira, caratê, tai chi chuan e judô.

Decidido, Valdemir resolveu prestar vestibular para o curso de Educação Física e no ano de 2012, aos 43 anos de idade, graduou-se pela UNISANTA (Uninversidade Santa Cecília), localizada em Santos. E apesar de ter aprendido a ler no método BRAILE, não havia material disponível para o curso de Educação Física. Então, Valdemir repetiu o que fizera no ensino médio, contando com a ajuda dos professores e colegas, que liam a matéria para que ele memorizasse. Nos dias de prova, Valdemir aguardava que todos os colegas terminassem a prova escrita para que os professores aplicassem a prova oral para ele. Depois de formado, Valdemir agora pretende trabalhar com pesquisas relativas à prática esportiva e as potencialidades dos deficientes visuais. E ele vai além: ele quer atuar como juiz. Muito bom, EXCELENTE! 


►►► CLIQUE AQUI e veja a reportagem no "PORTAL UOL".


"SOMOS TODOS PRISIONEIROS, MAS ALGUNS DE NÓS ESTÃO EM CELAS COM JANELAS E OUTROS SEM." (Khalil Gibran; escritor e poeta libanês-americano; 1883-1931)

Nenhum comentário:

Postar um comentário