Banner:

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Tetraplégica recebe o título de 'DOUTORA' em Letras.


Ana Amália
Sonho, realização
Ana Amália Tavares Bastos Barbosa, brasileira, "GUERREIRA", artista plástica, mostra mais uma vez o que o ser humano é capaz quando QUER fazer alguma coisa de construtivo. Mexendo apenas os olhos e o queixo, por onde se comunica, através de um sistema informatizado, recebeu na última quarta-feira (09/05), o título de doutora na Universidade de São Paulo (USP). A reportagem feita pelo programa "Hoje em Dia", da Redord, disponível no PORTAL R7, mostra o dia em que a doutoranda apresentava a sua tese para a Banca. Respondendo as questões feitas pela Banca Examinadora, Ana Amália ainda fez brincadeira com a dificuldade que tem para se comunicar. Sem se deixar abater e longe de pensamento negativo, nem de "coitadinha", Ana Amália dá uma verdadeira "LIÇÃO DE VIDA" para muitas pessoas que reclamam de "problemas pequenos".

Ana Amália e o sistema
por onde se comunica
Conforme a reportagem, antes de apresentar seu trabalho, Ana Amália se mostrou tensa, mas confiante. O computador que utiliza para se comunicar repete os textos escritos pela tetraplégica. Ana não tem movimentos, NÃO mastiga, NÃO engole e NÃO fala. Tudo porque há 10 anos, a artista plástica foi vítima de AVC (Acidente Vascular Cerebral) antes de apresentar a sua tese de Mestrado. A sua mãe, Ana Barbosa, diz que a filha passou mal no dia e foi levada para o hospital, onde ficou internada por 40 dias na UTI e um ano em "desespero" para aceitar a nova realidade. Ana Amália conheceu diversas pessoas com "paralisia cerebral", voltou a estudar e dar aulas, tendo alunos com dificuldades semelhantes. A mãe de um dos seus alunos, Mateus, com paralisia cerebral quer que seu filho tenha uma vida mais ativa e já relatou que viu melhora após o contato com a agora doutora Ana Amália.

Ana Amália tem uma filha de 11 anos, a Ana Lia Barbosa. Quando a artista plástica sofreu o AVC, sua filha tinha apenas um ano de idade. A filha conta que o olhar da mãe é "expressivo" e sabe quando está zangada com ela. As professoras que conheceram a situação da Ana Amália e todo seu esforço para superar todas as dificuldades, falam emocionadas do quão impressionante é a capacidade de superação da nova doutora. Ana Amália levou 1 ano para escrever as 185 páginas da tese. E na hora de conferir o título de DOUTORA para Ana Amália, a representante da instituição ficou com a voz embargada, visivelmente emocionada. Confesso que meus olhos se "enchem d'água"  ao relatar aqui no blog tamanha façanha. A conquista da Ana Amália serve de "espelho" para todos nós.

CLIQUE AQUI e veja o vídeo com a reportagem no PORTAL R7, vale a pena! (Clique no "link" com a tecla "shift" do teclado pressionada para abrir o vídeo em nova tela)

"PARA REALIZAR GRANDES CONQUISTAS, DEVEMOS NÃO APENAS AGIR, MAS TAMBÉM SONHAR; NÃO APENAS PLANEJAR, MAS TAMBÉM ACREDITAR." (Anatole France; escritor francês, 1844-1924)

5 comentários:

  1. Osmar

    Esse é mais um exemplo de força, de determinação e perseverança para concretizar um sonho.

    Histórias como essa de Ana Amália servem para nos ensinar que a conquista não é gratuita, temos que lutar pela realização dos nossos sonhos, independente das adversidades.

    A vida é cheia de dificuldades; intempéries acontecem sempre; obstáculos surgem a cada momento. Contudo, devemos perserverar sempre.

    Grandes homens já alertaram em relação a isso, a exemplo de Charles Chaplin que dizia que "a persistência é o caminho do êxito". Li também, em algum lugar, complementando essa célebre frase de Chaplin que, "quem desiste cedo acaba descobrindo tarde onde mora o fracasso". Portanto, persistir é condição sine qua non para a vitória!

    Abraço.

    Abigail Fonseca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho dúvidas, querida professora Abigail... a história de Ana Amália é um "cachorro grande" para cada um de nós... para que a gente supere todas as adversidades!

      Um abraço!

      Osmar Filho.
      11/05/2012

      Excluir
  2. Osmar

    Tive a feliz oportunidade de ser aluna da excelente profissional Ana Amália na ECA/USP no curso de "Metodologia do Ensino de Arte" pouco antes dela sofrer o AVC. Ficamos sabendo do corrido pela sua mãe, coordenadora do curso Ana Mae Barbosa e apesar de todos os alunos ficarem chocados com o ocorrido, tínhamos certeza que tudo daria certo, pois sabíamos do apoio da sua mãe e da força de vontade da Ana. Não acompanhei mais o caso e agora sabendo de mais essa vitória da Ana fiquei muito emocionada, pois o mundo Acadêmico e a Arte necessitam muito da contribuição e do trabalho dessa competente profissional. Tenho certeza que muitas outras vitórias virão.

    Abraço
    Vania Rossi

    vania.rossi@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vania Rossi,

      Muito legal saber dessa informação sua. Foi ALUNA de Ana Amália!

      A história da Ana Amália encanta e motiva aqueles que buscam realizações na vida. Eu sou um deles e me emocionei da mesma forma!

      Enquanto o governo pouco investe na EDUCAÇÃO no Brasil, os educadores e alunos fazem o que podem, com a ajuda de Deus.

      Por favor, deixe a informação se você escreve de São Paulo ou outra cidade.

      Grato por sua participação e seja BEM-VINDA!

      Um abraço!

      Osmar Filho.
      11/05/2012

      Excluir
    2. Olá Osmar, desculpe a demora em responder. Sou da capital de São Paulo, artista plástica e professora de arte. Sucesso e Parabéns pelo Blog!
      abraço,

      Vania Rossi - vania.rossi@ig.com.br - 19/07/12

      Excluir