Banner:

quinta-feira, 11 de abril de 2013

► 'Erro, Incompetência ou Má-fé' em FALTA DE DIVULGAÇÃO e DISTRIBUIÇÃO CORRETA dos INGRESSOS GRATUITOS nos jogos da Cabofriense em casa.

O assunto de hoje é um pouco mais extenso, mas por justo motivo, já que não foi possível detalhar com poucas palavras. É uma característica do blog também explicar tudo de forma detalhada, para que todos os leitores, sejam de Cabo Frio (quando o tema for sobre a cidade) ou leitores de qualquer outro lugar, tenham conhecimento sobre o assunto de forma completa. Feito este esclarecimento, vamos ao tema:


Estádio "Alair Corrêa", o "CORREÃO", em Cabo Frio
Nome em referência ao político e atual prefeito de Cabo Frio
ATO POLÍTICO PROMOCIONAL ESCANDALOSO
Falar em futebol profissional em Cabo Frio tem sido uma lástima, já que o "AMADORISMO" se "infiltrou" no futebol profissional e não quer sair de jeito nenhum. Mas, quando trata-se de FFERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), que sequer sabe organizar uma competição, a gente já tem ideia do que de ruim pode ainda acontecer. Porém, antes de falar sobre a entidade que controla o futebol profissional no Rio de Janeiro, ponho em DÚVIDA a forma que é utilizada, ou melhor, a forma que NÃO é utilizada para a divulgação de INGRESSOS GRATUITOS para CRIANÇAS (até 12 anos) e IDOSOS (60 anos ou mais) terem acesso ao Estádio Correão em Cabo Frio para verem os jogos do Campeonato de Futebol Profissional da 2ª Divisão, no qual participa o time local, a Cabofriense, que, diga-se de passagem, vai mal e foi derrotado por 0x1 ontem (quarta-feira, 10/04), em Cabo Frio, para a Portuguesa. É só enfrentar um adversário um pouquinho melhor que os outros adversários ruins que o atual time de Cabo Frio perde em casa.

Campeonato AMADOR é
mais
ORGANIZADO do que
a
2ª Divisão do RJ
Sobre os INGRESSOS GRATUITOS, eu já desconfiava de que a divulgação não estava sendo feito de forma que as pessoas, publicamente, conhecessem, como é possível o acesso a tais ingressos gratuitos para CRIANÇAS e IDOSOS, na forma LEGAL. E ontem, quarta-feira (10/04), confirmei o FATO. Fui até a bilheteria do estádio, 45 minutos antes do jogo começar, que era às 19h30, para perguntar como é entregue os ingressos para CRIANÇAS e IDOSOS. A funcionária, atenciosa, disse que "CRIANÇA ENTRA DE GRAÇA" e IDOSO tem que pegar o bilhete com ela para entrar". Perguntei se tinha bilhete disponível com ela. Ela disse que sim, mas somente para IDOSO, porque "CRIANÇA  até 12 anos NÃO PRECISA".


Informação ERRADA,
distribuição de ingressos
DUVIDOSA
Com a informação dada pela funcionária da bilheteria, fui até o portão de entrada para certificar o procedimento. Perguntado, o porteiro informou que os ingressos para CRIANÇAS e IDOSOS devem ser retirados na bilheteria e que NÃO podia entrar sem INGRESSOS. Retornei à bilheteria e disse à funcionária sobre o que o porteiro explicou e ela, prontamente disse: "o que eu tenho aqui de ingressos são para IDOSOS somente, mas se exigirem o ingresso para CRIANÇA na entrada, eu te entrego o ingresso que tenho separado aqui para IDOSOS". Ou seja, nem mesmo os funcionários do estádio, em hora de jogo, sabem explicar a forma CORRETA sobre a disponibilidade de INGRESSOS GRATUITOS e como é o procedimento para a entrada no estádio com os mesmos. Se isso já está ERRADO, como é feita a "DISTRIBUIÇÃO" dos INGRESSOS GRATUITOS garantidos por LEI aos CIDADÃOS que têm direito?


Liguei na quarta-feira (10/04) pela manhã para a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FFERJ) para obter informações sobre a distribuição de ingressos e atendido pelo senhor Fred, do Setor de Competições, que confirmou que os ingressos são para CRIANÇAS até 12 anos e IDOSOS. Recebi a explicação que os INGRESSOS GRATUITOS podem ser entregues a dirigentes da agremiação que sedia o jogo ou diretamente no estádio onde o jogo será realizado. Porém, não ficou esclarecido sobre a divulgação para a distribuição ou entrega dos INGRESSOS GRATUITOS. Certo é que para entrar no estádio, de forma gratuita ou não, é necessário o ingresso respectivo. Além disso, o canhoto do ingresso deve ser devolvido ao torcedor na hora da entrada, para que este esteja segurado se algo de anormal lhe acontecer no interior do estádio no respectivo evento ao qual foi assistir. Mas isso não é feito em Cabo Frio, vez que muitos canhotos de ingressos não são devolvidos ao torcedor que entram no estádio para assistir jogos.


Transmite os jogos
da
Cabofriense
"ao vivo", em Cabo Frio
Em relação a tal divulgação dos INGRESSOS GRATUITOS, que NÃO acontece, o programa esportivo "Agito Esportivo", da TV Litoral News, canal 11 a cabo, em Cabo Frio, comandado pelo radialista Sidnei Marinho, que narra os jogos da Cabofriense na TV e no Rádio, também NÃO divulga nada, mas os comentaristas do programa, vivem pedindo a participação da torcida no estádio para assistir os jogos. Tenho a desconfiança que muitos ingressos destinados às CRIANÇAS e IDOSOS são utilizados pela direção do time da Cabofriense para distribuir entre os seus parentes e amigos. Além disso, é bem possível que políticos sejam privilegiados com recebimento de INGRESSOS GRATUITOS para redistribuem aos seus amigos e correligionários.


Possível "FARRA DOS INGRESSOS"
em Cabo Frio, beneficiando
pessoas ERRADAS
Por enquanto apenas desconfio, já que menos de meia-hora antes do início da partida de ontem, quarta-feira (10/04), ainda havia disponível para retirada os ingressos na bilheteria apenas ingressos para IDOSOS, conforme informação recebida pela bilheteria. Não creio que exista INGRESSO GRATUITO exclusivamente para IDOSOS, já que a CRIANÇA, até 12 anos de idade, utiliza a mesma gratuidade. Ao verificar no site da Federação de Futebol que todos os 170 ingressos GRATUITOS foram utilizados, percebi que algo de diferente está acontecendo. Ou as CRIANÇAS e IDOSOS chegaram minutos antes de começar o ingresso e retiraram os mesmos para entrar no estádio, ou existe algum esquema para utilizar tais ingressos gratuitos, que NÃO sejam os tais beneficiados (crianças e idosos). Mesmo que a procura por INGRESSOS GRATUITOS não seja grande, por falta de divulgação, todos os ingressos destinados à gratuidade são utilizados. Do contrário não se pode dizer dos ingressos que são pagos, inclusive, meia-entrada, para estudantes, por exemplo, que ainda sobram na bilheteria, conforme relatórios da Federação divulgados.


Valdemir Mendes,
presidente da Cabofriense -
sorrindo para os
IDOSOS
e CRIANÇAS?
Por fim, vou deixar para falar sobre a DESorganização do Campeonato de Futebol Profissional da 2ª divisão do Rio de Janeiro em outra postagem, já que este assunto ficou extenso, porém, explicativo. Sobre os ingressos gratuitos, buscarei maiores informações sobre o mesmo para que possa divulgar aqui a sua distribuição, bem como, para que todas as explicações estejam disponíveis e quaisquer esclarecimentos sejam feitos da forma mais clara possível. O presidente do Clube Cabofriense, Valdemir Mendes, tem a obrigação de explicar a situação dos ingressos gratuitos disponibilizados na forma LEGAL, para que os beneficiados tenham acesso democraticamente. Quero crer que NÃO haja "MÁ-FÉ" na distribuição dos INGRESSOS GRATUITOS. Erro, incompetência e falta de divulgação são mais fáceis de serem vistos.


►►► CLIQUE AQUI  para ver o Boletim Financeiro (Borderô) do 1º jogo disputado pela Cabofriense em Cabo Frio, contra o Paduano, no dia 16/03/2013, que foi divulgado no site da Federação do Estado do Rio de Janeiro. Todos os INGRESSOS GRATUITOS foram utilizados. Os ingressos que são pagos, sobraram. (clique nos links indicados com a tecla "CTRL" pressionada para que abra outra tela (aba) com as informações)

►►► CLIQUE AQUI  para ver o Boletim Financeiro (Borderô) do 2º jogo disputado pela Cabofriense em Cabo Frio, contra a Portuguesa, no dia 10/04/2013, que foi divulgado no site da Federação do Estado do Rio de Janeiro. Todos os INGRESSOS GRATUITOS foram utilizados. Os ingressos que são pagos, sobraram.

► CLIQUE AQUI para ver a reportagem do "PORTAL G1", com vídeo dos gols da final da "Copa Rio" sub-17, disputado por grandes times do Brasil em Cabo Frio, sendo o torneio sendo transmitido a partir das oitavas-de-final pela SPORTV, "ao vivo". A final foi disputada entre Fluminense X Internacional, no dia 07/04, domingo, no Estádio "Correão", em Cabo Frio, com o título ficando com o Fluminense, nos pênaltis.


EM TEMPO: o presidente da Cabofriense, Valdemir Mendes, foi nomeado também Secretário da Fazenda de Cabo Frio. Ele também arrendou uma propriedade para utilizar como Centro de Treinamento do Clube, ao invés de comprar a propriedade com o dinheiro disponível com a venda do jogador André. Até agora ele não explicou tal negociação e nem quanto recebeu pelas negociações do referido jogador.


"TODOS TÊM O DIREITO DE SE ENGANAR NAS SUAS OPINIÕES. MAS NINGUÉM TEM O DIREITO DE SE ENGANAR NOS FATOS." (Bernand Baruch; estadista e consultor político americano; 1870-1965)

4 comentários:

  1. Fui aos dois jogos em Cabo Frio, paguei pelos ingressos, e fiquei com o canhoto. Ingressos gratuitos são usados em qualquer lugar. Já teve jogo de time grande no Engenhão que 50% do público era de gratuidade. Não tenho duvidas que eles caem nas mãos de quem não lhe cabe mas esse é um problema nacional e não somente de Cabo Frio, vai ser difícil provar que os ingressos não foram realmente usados por idosos e crianças.
    .
    Sobre dinheiro de venda de jogadores e dinheiro da Prefeitura vale lembrar que a Cabofriense é uma associação e o seu presidente só deve explicações sobre o que faz com o dinheiro aos associados que o elegeram presidente ( ele não foi colocado ali por um político ainda que possa ter apoio de algum, não é um "cargo" da prefeitura que o Prefeito pode colocar e tirar quem quiser quando quiser ). A Prefeitura entra como patrocinador, a parte que interessa a nós contribuintes, nesse caso, é se o valor desse patrocínio é divulgado com transparência e se está dentro de um valor lógico de mercado ( duas coisas que duvido muito ), mas o que o presidente do clube fará com o dinheiro do patrocínio é problema dele e dos associados do clube. O Governo Federal patrocina vários clubes pelo Brasil, exemplos que me vêem a cabeça agora são o Corinthians com a Caixa Econômica e o Vasco com a Eletrobras, mas o Governo não podem interferir em como os presidentes desses clubes gastam o dinheiro, ela paga pelo espaço do patrocínio na camisa e acabou. O mesmo vale para a Prefeitura de Cabo Frio, a propaganda acordada está na camisa e acabou.
    .
    Claro que entendo perfeitamente que "na prática a teoria é outra" e esses times bancados por prefeituras costumam ser ralos de dinheiro público, por isso que digo que devemos cobrar é a transparência de quanto está se pagando pelo patrocínio e se não existe mais algum "por fora", além do proposto a se pagar pelo patrocínio.
    .
    Agora, se é um dinheiro que vale ou não a pena ser investido em um clube de futebol é um outro debate. Eu vejo que existem prós e contras nesse investimento mas entendo como um debate mais amplo que até podemos aprofundar em alguma outra ocasião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não escrevi que é um problema exclusivo de Cabo Frio. Relatei o problema que acontece em Cabo Frio, porque sou morador da cidade. Morei em Ipatinga-MG e a organização é diferente, porque lá as CRIANÇAS pagam metade do preço do ingresso (meia-entrada). Mas todos têm que ter ingresso para entrar, inclusive os IDOSOS, gratuitamente.

      O presidente da Cabofriense deve satisfação à toda sociedade porque existe DINHEIRO PÚBLICO sendo disponibilizado no clube profissional. Portanto, deve explicar o que está sendo feito com o DINHEIRO PÚBLICO e o que está sendo feito com o DINHEIRO que recebe da venda de jogadores, para que NÃO fique dúvidas sobre a administração do DINHEIRO PÚBLICO.

      A partir daí, se o clube NÃO receber DINHEIRO PÚBLICO, sim, deve prestar contas dos gastos aos que com ele administram o clube. É fácil querer administrar clube profissional com DINHEIRO PÚBLICO e NÃO querer dar satisfação do que está sendo feito. A "MAMATA" é muito boa e por isso ficam QUIETINHOS.

      Sobre patrocínio público, depende da forma com que é feito tal investimento. Banco público deveria ser proibido de financiar clubes profissionais de futebol.

      Investimento do DINHEIRO PÚBLICO MUNICIPAL em clube profissional deve ser fiscalizado RIGOROSAMENTE, o que NÃO acontece em Cabo Frio, onde sou contribuinte.

      Grato mais uma vez pela participação!

      Osmar Filho.
      12/04/2013

      Excluir
  2. Volto a te dizer. O dinheiro público que vem do Prefeitura vem em FORMA DE PATROCÍNIO. O Presidente de um clube só deve explicações aos seus associados. O máximo que se pode fiscalizar é de quanto é esse patrocínio e nada mais. Quem nos deve explicações é a Prefeitura e não o clube. A Prefeitura Municipal de Cabo Frio patrocina o clube Cabofriense mas se quisesse patrocinar o clube Flamengo também poderia e o Flamengo não precisa prestar contas de como se gasta esse dinheiro.
    .
    O que nos resta é cobrar da Prefeitura se esse é um investimento EM PATROCÍNIO que vale a pena. Nós, os contribuintes, estamos pagando pela propaganda na camisa ( o nome da cidade fica acima do número na parte de trás ) de um clube de futebol. De quanto é esse patrocínio??? ( eu realmente não sei e duvido muito que haja transparência desses valores ). Será que com esse dinheiro não poderíamos investir em um time de futebol de maior destaque??? Ou será que com esse dinheiro não era melhor investir no esporte amador e de base??? Ou mesmo num time de volei profissional ou basquete que jogo uma Liga Nacional de 1ª divisão ( ao contrário da Cabofriense que sonha, no máximo com uma primeira divisão Estadual)???
    .
    Todas essas perguntas são válidas, agora perguntar a um Presidente de um clube de futebol como ele gasta esse dinheiro só se você for um associado. É dinheiro público e vc não concorda como não concorda que bancos federais patrocinem clubes??? Reclame com o nosso Prefeito ou, no segundo caso, com a nossa Presidenta...
    .
    É CLARO, que indiretamente sabemos que o a relação público/privado da Cabofriense ( especificamente ) é muito maior do que um simples patrocínio de clube. Não somos inocentes e nem idiotas ao ponto de pensar o contrário mas na prática, um presidente do clube só deve explicações aos seus associados, independente se é dinheiro público ou não, o poder público que não patrocine...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. REAFIRMO também que o DINHEIRO PÚBLICO investido ou "desperdiçado" em clube de futebol pode e deve ser explicado pelo presidente do clube a todo e qualquer contribuinte, já que é ele quem paga, pois o dinheiro é do município e não do prefeito ou prefeitura.

      Sobre o restante, eu já me manifestei. Sobre a presidentE, nada a declarar porque sequer ela entende de gramática.

      Obrigado!

      Osmar Filho.
      13/04/2013

      Excluir