Banner:

terça-feira, 23 de abril de 2013

► 23/04/2013: em um País 'LAICO', FERIADO em homenagem a um 'santo'?

Peço desculpas novamente aos ilustres leitores pela semana sem atualização no blog. Por motivo de viagens com a minha mãe para consulta de revisão, no Hospital Federal da Capital Fluminense (INTO), além do trabalho e de estar no período final da minha 1ª Pós-graduação, tendo que apresentar a monografia na 1ª quinzena de junho/2013, forçosamente, "afastei-me" um pouco das atualizações do blog, aproveitando também para descansar nos momentos que tinha disponível para escrever. Mesmo com os compromissos que tenho, pretendo não ficar outros tantos dias sem atualizar o blog. Neste período sem atualização, os assuntos acumularam. Porém, hoje farei uma postagem com fotos de Cabo Frio, neste feriado de 23/04, no Estado do Rio de Janeiro. Na rápida caminhada em Cabo Frio na parte da tarde, em alguns pontos, registrei algumas fotos para os leitores que ainda não visitaram a cidade. E sobre o FERIADO: em um País LAICO, eis mais um feriado em homenagem a um "santo". Que coisa!


Obs.: clique em qualquer foto disponibilizada abaixo, com a tecla "shift" pressionada, se quiser ver em tamanho maior e em uma nova tela. Com a foto em tamanho maior, utilize a lupa, clicando para aproximar/aumentar ainda mais a foto.


Canal Itajuru (visão do bairro Portinho)
ao fundo:
Ponte Márcio Corrêa, para entrar em Cabo Frio (Centro);
e a antiga
Ponte Feliciano Sodré, de 1926,
agora sendo uma das saídas de Cabo Frio


Ponte Márcio Corrêa, de 2004, sobre o Canal Itajuru,
é uma das opções de entrada de
Cabo Frio


Ponte Feliciano Socré, de 1926,
é uma das opções de saída de Cabo Frio,
sobre o
Canal Itajuru


As duas pontes ao fundo; e a
Rua que dá acesso aos bairros
Itajuru e Portinho


Barcos de pesca no Canal Itajuru;
ao fundo, o "Boulevard Canal", com restaurantes


Canal Itajuru com barcos de passeio ancorados


Pessoas pescando no Canal Itajuru
Cabo Frio


Encontrei o amigo Geovane, subtenente da Marinha,
também pescando no
Canal Itajuru


Balsa de Travessia no Canal Itajuru, do Centro
para o bairro Gamboa, onde está situada
a popularmente conhecida "Rua dos Biquinis" (Shopping)


Canal Itajuru com os barcos de passeio
e as duas pontes ao fundo


Boulevard Canal
com os barcos de passeio e as pontes ao fundo


Boulevard Canal
com restaurantes de frente para o Canal Itajuru;
Deck com problemas no piso, faltando madeiras


Boulevard Canal
restaurantes de frente para o Canal Itajuru


Boulevard Canal
Barcos de Passeio e Restaurantes


Boulevard Canal
Restaurantes de frente para o Canal Itajuru 


Terminal para Passeio de Barco em Cabo Frio,
no final do
Boulevard Canal


Canal Itajuru - Terminal para Passeio de Barco
Visão do bairro São Bento

Praia do Forte, lado esquerdo
Cabo Frio

Praia do Forte, lado direito
Cabo Frio


Praia do Forte, lado direito
Cabo Frio

Praia do Forte, lado direito
Cabo Frio


Quiosques na orla da Praia do Forte
Cabo Frio

Quiosques na Orla da Praia do Forte;
e canteiro central

"Objeto não identificado" no céu;
Praia do Forte - Cabo Frio;

ao fundo, a cidade de Arraial do Cabo



"JAMAIS FAÇA TURISMO A ESMO; PLANEJE O SEU DESEJO." (Rinaldo Pedro; cidadão brasileiro e internauta)

8 comentários:

  1. Segundo a sua lógica não deveríamos ter feriado no Natal, Páscoa, Corpus Christi e mais alguns, afinal são todos de cunho religioso e como o Estado é laico...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma ótima observação sua, prezado Kanellas.

      Imagine se além de outros “alguns” feriados que você não citou, fosse também incluído outros tantos para homenagear os demais “santos”.

      A questão é bem ampla e não quis escrever nesse assunto, por ser extenso. É possível, quem sabe, que seja tema de monografia, devido à sua extensão.

      Fato é que tantos feriados acabam prejudicando a própria população, já que órgãos públicos têm o seu expediente semanal reduzido. Por exemplo, o Judiciário, que “enforca” outros tantos dias que não são, especificamente, feriados.

      Sem falar da “comercialização” de feriados tão tradicionais e que representam muito mais do que um "simples" feriado. Como exemplo ímpar, o NATAL, que passou a ser uma data COMERCIAL bem explorada nesse sentido e não no seu real significado, infelizmente.

      Grato novamente pela participação.

      Um Abraço!

      Osmar.
      25/04/2013

      Excluir
  2. Feriados não prejudicam ninguém já que movimentam muito a economia em cidades turísticas de todo o país, seja do litoral ou do interior. A importância dos feriados para essas cidades é imensa, ou seja, o que se perde de um lado se ganha muito do outro. Concordo plenamente com o feriado de "São Jorge" especificamente, ainda que seja só no Estado do Rio de Janeiro ele não faz sentido já que não é o Padroeiro do Estado mas se for para reclamar de feriado santo tem que reclamar de todos.
    .
    Deixo claro que não sou religioso, sou ateu, mas não considero que Estado Laico signifique Estado Ateu. Se agrande maioria da população é cristã, então é válido que tenhamos os feriados mundialmente celebrados pela fé cristã. O que não pode é só ter eventos nesses feriados, que só essa fé seja celebrada, que só se gaste dinheiro com shows gospel ou ecumênico e por aí vai...

    ResponderExcluir
  3. É público e notório que muitos feriados prejudicam SIM.
    Dizer, de forma ABSOLUTA, que não prejudica “NINGUÉM”, é um equívoco.

    O problema do feriado é que o funcionalismo público, muitas vezes, quer “enforcar” outro dia, tornando um feriado prolongado, o prejudica muitas pessoas que dependem de determinado serviço público; a saúde, inclusive, que diminui o número de profissionais para atendimento.

    Não falo de religião. E pouco importa se é o santo “A” ou santo “B”. Quer comemorar um dia de um determinado “santo”? Que o faça em um dos dias do final de semana (sábado ou domingo), escolhendo um determinado final de semana do mês, qual seja, o primeiro, o segundo... e assim por diante.

    E para ser feriado religioso e atender a uma determinada fé cristã e ignorar a outra, mostra-se claramente o privilégio a um determinado grupo religioso, o que não deve ocorrer.

    E o movimento das cidades turísticas é muito relativo. Principalmente quando a cidade não apresenta nada de atrativo para aproveitar bem o longo período de feriado.

    Sobre ser "ATEU", digo que se a pessoa acredita no "AR QUE RESPIRA", na minha humilde opinião, já deixa de ser ATEU.

    Osmar Filho.
    26/04/2013

    ResponderExcluir
  4. hahaha... "o ar que respira"... me desculpe... que pensamento primário... Realmente se o argumento de quem acredita é esse não da nem para começar um debate sobre esse sentido... Esses dias ouvi que se eu acredito no acaso não sou ateu...
    .
    Definitivamente os que creem não sabem o que significa a palavra ateu. Só para dar uma ideia, já conheci ateus que acreditam em astrologia, enfim, ser ateu é muito mais simples do que pensam...
    .
    Sim, eu acredito no ar que eu respiro, afinal eu o respiro, sei que ele está ali e sei até de onde vem...
    ,
    Não acho que seja essa a função do seu blog, melhor não aprofundar o debate...
    .
    E vamos acabar com os feriados, santos ou não. Movimentar o turismo??? No Brasil??? Pra que???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... você ri, com “ar debochado”, para a minha humilde OPINIÃO que escrevi. Qualquer pessoa, mesmo que fosse especialista no assunto, iria respeitar, apesar de discordar. No seu caso foi o contrário.

      Se você ouviu outras coisas de outras pessoas sobre o assunto, significa que todos nós trocamos informações e aprendemos com isso. É exatamente o que estamos fazendo aqui: conversando, trocando informações. Isso é FATO!

      E não trata-se de ser “função” do blog ou não. Aqui, eu expresso minha LIVRE opinião, independente da “função” do blog. Não vai ser você que vai impedir isso.

      Em relação aos "feriados santos", já deixei minha LIVRE opinião. Mas digo que normalmente, movimentar o "turismo", parece que está ligado a feriados, somente. Desta forma, limita-se a VISÃO sobre o desenvolvimento do turismo.

      Sobre aprofundar o assunto, é muito relativo. Depende se você vai querer aprofundar o assunto para expressar os seus conhecimentos ou se vai querer com isso, zombar, debochar ou menosprezar aqueles que pensam diferente de você. É isso!

      Osmar Filho.
      27/04/2013

      Excluir
  5. Ninguém aqui falou que o seu pensamento não é livre só que isso não significa que ele seja certo e certo ou errado sempre depende de vários aspectos e diferentes visões. Em todo caso, jamais iria a sua casa dizer o que você deve fazer ou não nela. Eu disse apenas que um debate religioso eu ACHO ( meu livre pensamento ) que não é a função do seu blog.
    .
    Amplexos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não escrevi "NINGUÉM"... escrevi que foi VOCÊ mesmo, Igor Kanellas.

      Qualquer debate pode ser feito, independente da função do blog e OPINIÃO é LIVRE. Conhecimento, NUNCA é demais. Não podemos "bloquear" "CONHECIMENTO".

      Portanto, RATIFICO o que está escrito na minha resposta anterior.

      Osmar Filho.
      28/04/2013

      Excluir