Banner:

sexta-feira, 18 de março de 2011

Presidente 'eterno' da CBF na 'mira' do Deputado Federal Anthony Garotinho.

Por motivo de força maior, a postagem do assunto acima sofreu um atraso. Peço desculpas e sou grato pela compreensão. Segue abaixo o assunto que pode desvendar mais um esquema de desvio de dinheiro público sem nenhuma punição para os "aproveitadores de plantão": 


No PORTAL UOL e TERRA, foi noticiado que o ex-prefeito de Campos dos Goytacazes, ex-governador do Rio de Janeiro, e atual deputado federal, Anthony Garotinho - PR/RJ (foto ao lado), faz uma "peregrinação" na Câmara Federal para recolher assinaturas suficientes com o objetivo de abrir uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar contratos da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), comandada pelo presidente "eterno" da entidade, Ricardo Teixeira. A CPI pretendida pelo parlamentar Garotinho também tem o objetivo de investigar a organização da Copa-2014, a ser realizada no Brasil. Para ter a possibilidade de abertura da referida CPI, Anthony Garotinho precisa recolher 171 assinaturas dos 513 deputados federais. Garotinho informou que já tem 117 assinaturas e trabalha para recolher o restante nos próximos dias. O deputado está tão irritado com a situação que atacou até a Câmara Federal, onde é membro na atual legislatura; Garotinho disse que "a Casa reclama de intervenções do Judiciário nas suas competências e não realiza uma delas, que é investigar. Então, não reclame se eu levar tudo para o Ministério Público".

Apesar do esforço no recolhimento das assinaturas, alguns deputados que já assinaram o compromisso da abertura de uma CPI procuraram o deputado Garotinho para a retirada da assinatura. Tudo por causa da "pressão" realizada pelo principal investigado, Ricardo Teixeira (foto ao lado), presidente da entidade que controla o futebol brasileiro. Teixeira foi até Brasília na última quarta-feira (16/03) na tentativa de "frear" o movimento da CPI e impedir que todo o trabalho DUVIDOSO que a CPF está realizando para organizar a Copa de 2014. Recebido pelo líder do PR (Partido da República), o deputado Lincoln Portela (PR-MG) informou que o dirigente "disse que não é um bom momento para abrir uma CPI enquanto o País organiza uma Copa. O partido decidiu que vai liberar os deputados para decidirem como quiserem. Nem vamos incentivar a CPI e nem vamos punir quem for a favor". A impressão que se tem é que a "força política" do Ricardo Teixeira está a "pleno vapor", que tenta fazer alguns "acordos" com políticos que representam os Estados Brasileiros na Capital Federal.

Anthony Garotinho já disse que alguns deputados que assinaram o pedido de abertura de CPI voltaram a procurá-lo para que tais assinaturas sejam retiradas. No entanto, o autor do pedido de CPI informou que só irá retirar as assinatura dos deputados desistentes com registro por escrito dos mesmos. Anthony Garotinho criticou a presença do dirigente Ricardo Teixeira em Brasília, informando que existe uma forte pressão para que a CPI não seja criada. Garotinho informou que ouviu de deputados que eles foram procurados por dirigentes de federações, prefeitos e governadores para a retirada das assinaturas. Inclusive, Anthony Garotinho afirmou que tais políticos tiveram propostas para receber jogos da Seleção Brasileira em suas cidades. Com isso, garotinho foi enfático: "ELE (Teixeira) NÃO PODE USAR A CBF COMO MOEDA DE TROCA". Tomado pela indignação da visita do Ricardo Teixeira ao Congresso Nacional, Garotinho atacou: "VEIO EM UM JATINHO FRETADO, PAGO PROVAVELMENTE, COMO FAZ SEMPRE, COM O DINHEIRO DA CBF". Garotinho foi além e acusou do presidente da CBF de dirigir a entidade "como se fosse sua propriedade particular" e de cometer irregularidades na composição societária do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014, com a intenção de se beneficiar  pessoalmente da venda dos direitos de televisão. O deputado federal afirmou que "as denúncias são gravíssimas; o presidente pode levar 100% dos lucros do COL com o Mundial".

Em discurso na Câmara Federal, o deputado federal Anthony Garotinho disse que "RICARDO TEIXEIRA É O CHEFE DE UMA QUADRILHA QUE ASSALTA OS COFRES PÚBLICOS". Garotinho conta com o apoio do ex-jogador de futebol e atual deputado federal Romário (PSB-RJ), que disse sobre a apresentação, nos próximos dias, de um requerimento para convidar Teixeira a explicar as "sérias acusações" apresentados por Garotinho. Romário disse que "um esclarecimento dele na comissão seria, hoje, bem mais produtivo que uma CPI".  Porém, Romário afirmou irá olhar os documentos apresentados e não hesitará em assinar o pedido de abertura da CPI se concordar com as denúncias. É VER PRA CRER! Mas Anthony Garotinho já dá como certa a assinatura do deputado Romário na abertura de CPI para investigar ações de Ricardo Teixeira na CBF. Romário é vice-presidente da Comissão de Turismo e Desporto.

Ao que parece, Ricardo Teixeira utilizará de todos os artifícios possíveis para impedir a CPI. Porém, contudo, todavia, a situação é crítica e ele pode se tornar no principal alvo da CPI, que pode ser utilizada pelo deputado Garotinho para "desmascarar" todas as ações perpetradas pelo dirigente do futebol brasileiro. Teixeira se sente acuado, parecendo um "SAPO", conforme a foto ao lado, na poltrona, quando esteve em um evento na capital paulista para o anúncio sobre a participação de São Paulo na Copa de 2014, com a construção de um estádio particular do Corinthians, que depende de liberação de verbas do governo federal. É este o ponto em que a CPI pode desvendar muita coisa irregular, e mostrar tudo de irregular que está acontecendo na organização da Copa-2014 no Brasil.

Aliás, o símbolo (imagem ao lado) criado para a Copa-2014 no Brasil representa muito bem o que pode acontecer com o dinheiro público a ser disponibilizado para a realização do evento. Representado por mãos que simulam cumprimentos, pode, possivelmente, representar as "mãos de gatunos de dinheiro público", dando a oportunidade para muitos empreiteiros e políticos embolsarem uma excelente quantidade de dinheiro, com desvio de verbas das mais diversas formas. Já há informações de que do total que será investido na construção de estádio e estrutura para a realização da Copa-2014, mais de 90% será de injeção de dinheiro público, seja ele, federal, estadual ou municipal. Desta forma, todos os interessados em obter algum "lucro financeiro" com a vinda do evento em terras brasileiras. Ademais, tratando-se de BRASIL, tudo é possível! Entre as denúncias para a abertura de CPI para investigar o processo de organização do evento, estão: "critério de divisão de lucros da Copa do Mundo de 2014; o volume de recursos envolvidos nas concessões de transmissão, e o destino  dos mesmos; a possível prática de lavagem de dinheiro da instituição para pagamento de advogados em causas pessoais de Ricardo Teixeira; e o uso da entidade para obtenção de lucros com a venda de jogadores". A presidente Dilma Rousseff já anunciou que infraestrutura  para a Copa-2014 pode chegar a R$ 33 bilhões.

Com tudo isso, é aguardar para ver. Vamos ver se os ilustres deputados federais têm interesse de acabar com uma possível "MINA DE OURO" para eles próprios. Uma mina, talvez, oferecida pelo "eterno" presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

"O HOMEM QUE SE VENDE RECEBE MUITO MAIS DO QUE VALE!" (Aparício Fernando Torelly; jornalista e escritor, 1895-1971)

4 comentários:

  1. Caro Osmar, o mais interessante que esta noticia, além do Portal Terra, só saiu na Folha de São Paulo e em O Dia. A “impoluta”, “digna”, “honrada”, “honestíssima” e “imparcial” Organizações Globo, finge que nada está acontecendo. Ficamos imaginando a podridão que corre nos subterrâneos, com a Globo incluída.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Paulo Figueiredo,

    Tudo que foi divulgado sobre a CPI e o que pode ser "descoberto", creio que seja apenas a "ponta do iceberg". O "Titanic" chamado BRASIL pode "afundar" numa lama miserável de falcatruas. Será uma questão de tempo para ver a corrupção ser descoberta e a impunição revelada!

    Aproveito a oportunidade para convidá-lo a participar do sorteio dos livros e do almoço na comemoração de aniversário de um ano do blog.

    Um abraço e SUCESSO!

    ResponderExcluir
  3. Caro Osmar, gostaria imensamente de participar; no entanto, fico impossibilitado por não preencher requisitos para inscrição. Estou de viagem programada entre os dias 23 a 31 de março; vai que, por um destes desatinos do destino, eu fosse agraciado? Não poderia participar dos eventos da premiação (entrega do livro e tentador almoço). Mas, fica para a próxima, sei que serão muitos aniversários. Independente disso, poderemos reunir uma turma para almoçar qualquer dia destes.
    Desejo sucesso ao acontecimento.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Paulo Figueiredo,

    Outras pessoas estão na mesma situação que você, e "temem" se escrever e não participarem do almoço, além de receber o livro de presente. Mas, faço minha as suas palavras: fica para a próxima oportunidade.

    Quanto a reunir um pessoal para um almoço, a idéia é muito boa. É uma oportunidade para estreitarmos as amizades.

    Obrigado sua participação no blog e suas constribuições com diversos assuntos.

    SUCESSO SEMPRE!

    ResponderExcluir