Banner:

segunda-feira, 14 de março de 2011

O Poder Judiciário do Rio de Janeiro oferece serviço MEDÍOCRE para os cidadãos; um serviço simplesmente PORCO!

Não gosto de ficar muito tempo sem escrever no blog, mas o cotidiano nos coloca prioridades e devemos respeitá-las. Não é fácil a busca pelo direito de cidadãos(ãs) que sofrem com a LERDEZA, a INOPERÂNCIA, a PORCARIA de serviço que é oferecida pelo Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro. É uma VERGONHA NACIONAL o que a cúpula da "JUSTIÇA" no Rio de Janeiro faz com o povo. Enquanto os nobres DESEMBARGADORES ficam em seus gabinetes refrigerados na capital do Estado, com toda a "pompa" que o cargo lhes oferece, a POPULAÇÃO SOFRE, é IGNORADA, literalmente DESPREZADA. O serviço judiciário está para sofrer um colapso irreversível, se continuarem com a política do EGOÍSMO, do EGOCENTRISMO. A "NATA" do sistema judiciário brasileiro precisa rever seus conceitos e intervir de forma URGENTE URGENTÍSSIMA!  Enquanto o governo federal discute qual será a "GORJETA" a ser oferecida para os VERDADEIROS TRABALHADORES BRASILEIROS, em seu novo Salário Mínimo, o bom serviço judiciário é abandonado, deixando o povo sem qualquer esperança.

Enquanto isso, os profisionais do Direito são cobrados de duas formas: a primeira, é pelo cliente, que tende a culpar o profissionais advogados, pela demora na resolução das causas na Justiça; a segunda, é pela OAB (ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL), a quem os profissionais advogados e estagiários pagam uma anuidade para exercer a profissão digna de respeito, mas que, atualmente, é barbaramente RIDICULARIZADA. Essa mesma OAB, que gosta de se meter em tudo, e muitas vezes não resolve absolutamente nada, continua INERTE, "DORMINDO", talvez, ainda de "RESSACA", após o recente período de carnaval. Parece que a LENTIDÃO da "JUSTIÇA", claramente "ATROFIADA", contaminou a OAB, que acredita estar acima do "BEM E DO MAL". Ledo engano! O serviço oferecido pelo Poder Judiciário do Rio de janeiro anda de mãos dadas com a OAB, pois esta compactua com tudo de errado que acontece; a MEDIOCRIDADE passa a ser DUPLA.

Observando os serviços oferecidos aqui na Região dos Lagos, posso afirmar que a MEDIOCRIDADE dos serviços oferecidos pelo Poder Judiciário aqui é PIOR ainda. Os advogados e estagiários encontram um sistema judiciário largado "às traças", totalmente "travado". Em Cabo Frio, existe um Fórum moderno apenas em suas instalações, e que eu defino como um "SEPULCRO CAIADO" (foto ao lado), pois só tem beleza externa, com um conteúdo NEGATIVO, onde NADA FUNCIONA, desde o serviço lento das secretarias, com falta de funcionários para fazerem todos os serviços com rapidez; passando pela falta de juízes para julgamento das Ações que estão há anos nas prateleiras das secretarias. E os juízes que estão na Comarca de Cabo Frio, ainda têm que atender a outras Comarcas, como a de Arraial do Cabo e São Pedro D'Aldeia, onde substituem magistrados que estão de férias ou licenciados. Sem falar nos dias consecutivos que os juízes deixam de trabalhar no Fórum de Cabo Frio, por motivos desconhecidos. Ou seja, recebem o salário integral sem precisar realizar o trabalho para o qual fizeram juramento. UMA VERDADEIRA BAGUNÇA! E tudo com a permissão da cúpula da Poder Judiciário, que não estão preocupados com a "desgraça alheia". A Inércia de quem tem o poder para mudar esse marasmo que se chama "JUSTIÇA", aqui no Rio de Janeiro, é VERGONHOSA, uma verdadeira INCOMPETÊNCIA TOGADA!

Além de tudo isso, os profissionais do Direito ainda têm que suportar a demora no despacho de uma simples LIMINAR, que perde o caráter de URGÊNCIA quando o magistrado fica dias sem despachar o pedido, sem falar no prazo dilatado que é oferecido à parte contrária, quando tudo já está devidamente provado nos autos do processo. Ademais, o pedido LIMINAR, muitas vezes é "filtrado" pelo(a) escrivão(ã), e, segundo informações de diversos causídicos aqui em Cabo Frio, o próprio escrivão(ã) determina o prazo que a parte contrária tem para se manifestar em um determinado pedido LIMINAR. Ou seja, o(a) cidadão que busca seu direito, acaba sendo prejudicado pela própria "JUSTIÇA", beneficiando o infrator. "COISA DE DOIDO!" Os(As) serventuários(as) sequer têm o cuidado de verificar a urgência dos pedidos de uma LIMINAR, e não verificam também os documentos já anexados para provar tudo que foi alegado na petição inicial. Tudo é feito com a conivência do juiz responsável, que torna-se IRRESPONSÁVEL, deixando de praticar os atos para o qual foi designado; transferindo para outrem o serviço para o qual é devidamente pago; aliás, MUITO BEM PAGO!

E para mostrar como está o sistema judiciário no Rio de Janeiro, ouvi hoje (14/03/2011), de uma pessoa, - doutora em  língua portuguesa, e que já foi professora de Latim de um(a) dos(as) juízes(as) da Comarca de Cabo Frio -, que na cidade do Rio de Janeiro, determinados operadores do Direito (advogados) oferecem "presentes" aos escrivãos para que determinados processos possam ter um "andamento" mais agilizado. Ou seja, determinados causídicos se submetem a este tipo de subterfúgio, para, supostamente, resolverem a demora da resolução em determinados processos (particulares, é claro). Esse é o sistema judiciário do Estado do Rio de Janeiro. UMA VERDADEIRA ESBÓRNIA LEGALIZADA; UMA SUJEIRA PERMITIDA!!!

"AS LEIS SÃO UM FREIO PARA OS CRIMES PÚBLICOS; A RELIGIÃO PARA OS CRIMES SECRETOS!" (Ruy Barbosa, advogado e um dos maiores juristas que o Brasil já teve, 1849-1923)

Nenhum comentário:

Postar um comentário