Banner:

terça-feira, 29 de março de 2011

Cidadão cabo-friense precisou de ORDEM JUDICIAL para ter acesso a uma simples cirurgia de 'CATARATA'. Governo MEDÍOCRE!

A questão da saúde pública no Brasil é deprimente. Porém, nós, cidadãos, que vivemos em uma cidade rica, privilegiada com tantos recursos financeiros, somos testemunhas de um desrespeito através de um governo verdadeiramente MEDÍOCRE, com atitudes DEMAGOGAS, HIPÓCRITAS e que busca interesses apenas do chamado "GRUPO POLÍTICO". Leia abaixo o exemplo de humilhação do atual governo de Cabo Frio a um cidadão cabo-friense:

Apesar de ter a AUTORIZAÇÃO DE EXAMES DE ALTA COMPLEXIDADE devidamente assinada e autorizada pela Secretaria de Saúde de Cabo Frio (documento acima - clique nas imagens para ampliar), o senhor ELDEMIR NÃO conseguiu a intervenção cirúrgica nos seus olhos. Aliás, a Secretaria de Saúde sequer realizou a primeira cirurgia no olho esquerdo do referido cidadão. Eldemir me autorizou divulgar sua "via crucis" aqui neste blog, mas com a preservação do seu nome completo, a pedido do próprio, que também solicitou para não ser publicado a sua foto no blog. Fato é que, mesmo portando todos os documentos e exames necessários para realizar a cirurgia de "catarata" no olho esquerdo, inclusive o "RISCO CIRÚRGICO" com data de 10/10/2010, não consegui fazer com que a cirurgia do senhor Eldemir fosse realizada. Por três vezes eu fui à Secretaria de Saúde, e em todas as vezes a resposta foi NEGATIVA. Na primeira vez, a informação que me foi repassada era de que estavam suspensas todas as cirurgias. Na segunda vez, no final de 2010, a funcionária me informou que haveria uma reunião entre os médicos para definir a "situação das cirurgias". Creio eu que a questão seria financeira. Pediram para que eu voltasse em uma semana para saber da possibilidade da solução do problema. No entanto, ao retornar no prazo estipulado, a informação era a mesma: NADA DEFINIDO!

O senhor Eldemir e sua esposa disseram-me que a informação recebida por eles era de que NÃO HAVIA ANESTESISTA para a cirurgia. E o próprio paciente disse que estava disposto a pagar um anestesista para realizar a sua cirurgia de "catarata", vez que tem uma PERNA AMPUTADA, entre outras enfermidades graves, e não pode utilizar a prótese que recebeu, pois a sua visão está extremamente prejudicada, podendo levar um tombo na tentativa de andar com a prótese. "Preso" a uma cadeira de rodas, o senhor Eldemir desabafou: "OSMAR, EU QUERO APENAS FAZER A MINHA CIRURGIA PARA PODER VER AS PESSOAS QUE PASSAM AQUI E ME CUMPRIMENTAM; QUERIA APENAS LER O JORNAL AQUI NA MINHA CADEIRA!". Uma situação realmente triste de se ver. Um cidadão sendo LITERALMENTE DESPREZADO, HUMILHADO por um governo NEGLIGENTE, literalmente MESQUINHO. Por não conseguir resolver a situação administrativamente, eu e o colega advogado, Dr. Allison, ingressamos com uma Ação Judicial no dia 08/02/2011, com um PEDIDO LIMINAR URGENTE, diante dos fatos narrados e da farta documentação anexada, comprovando toda a ilegalidade praticada por parte da administração do Município de Cabo Frio, através da Secretaria de Saúde. Mas, infelizmente, o juiz substituto, o ilustre Dr. Ricardo de Mattos Pereira, apenas intimou o Secretário de Saúde, Roberto Pillar, no dia 08/02/2011, para, no prazo de 72 horas, informar "acerca da possibilidade de realização da intervenção cirúrgica", conforme você pode ver no despacho na imagem acima (clique na imagem para ampliar).

Além da Secretaria de Saúde não realizar a cirurgia com a autorização do próprio órgão, a "JUSTIÇA", através do juiz substituto, ainda quis saber da "possibilidade de realização da intervenção cirúrgica". ISSO MAIS PARECE UMA PIADA, E DE MAU GOSTO! Com o devido respeito ao magistrado em questão, que resolveu intimar o Secretário de Saúde, por motivo que desconheço, tenho a liberdade de escrever que a decisão interlocutória foi INFELIZ, para não dizer, COVARDE. Então, a Secretaria de Saúde se manifestou no dia 17/02/2011, último dia de prazo estipulado pelo juiz, apesar do ofício assinado pelo secretário com data de 11/02/2011. Lembro que o prazo de 72 horas começa a ser contado a partir da intimação do Secretário de Saúde, que foi no dia 14/02/2011. Ou seja, o juiz substituto "contribuiu" para a demora da assistência médica a mais um cidadão, não bastasse a ineficiência de um Sistema de Saúde manipulado, "fatiado", para atender a determinados vereadores que utilizam da "máquina pública" com interesses políticos. Revoltante também é ler o documento acima e ver que, além da cirurgia não ser realizada em Cabo Frio, ter que suportar a IRONIA em seu conteúdo, sem falar na falta de competência do respectivo órgão para resolver a questão administrativamente. No segundo parágrafo está a ironia, quando diz para realizar todos os procedimentos pré-operatório, que já foram realizados e invalidados pela demora da cirurgia; e no terceiro e último parágrafo, solicitam a presença da "autora" (documento pronto, Ctrl + C e Ctrl + V), para atestar a necessidade da cirurgia, já sabendo de que todos os documentos já estavam anexados aos autos. Uma "BURRORACIA" sem precedentes; ou normal, no atual governo. 

Após a manifestação do Secretário de Saúde nos autos do processo, o JUIZ TITULAR, que não estava na comarca, o ilustre Dr. Walnio Franco Pacheco - o mesmo juiz que cassou o mandato do atual prefeito de Cabo Frio, Marcos da Rocha Mendes -, proferiu DECISÃO no dia 14/03/2011, acerca da LIMINAR requerida, concedendo os efeitos da tutela antecipada preiteada, determinando "a realização da intervenção cirúrgica almejada... no prazo de dez dias, sob pena de multa diária de R$ 1.000,00", conforme você pode ver na íntegra da DECISÃO ao lado (clique na imagem para ampliar). Depois de tudo isso, finalmente o senhor Eldemir teve o seu direito resguardado, e somente por ORDEM JUDICIAL. O departamento jurídico, através do funcionário Rodrigo, me atendeu para que todos os exames "vencidos" fossem novamente providenciados, agilizando todos os procedimentos para evitar qualquer tipo de novos atrasos. Fica aqui o meu agradecimento ao funcionário Rodrigo, pois o paciente já realizou todos os exames solicitados, restando tão somente mostrar os exames ao médico responsável, em Cabo Frio.

Mas, deixo aqui a pergunta que fiz ao Rodrigo: POR QUE UMA CIRURGIA DE "CATARATA" DOS MORADORES DE CABO FRIO ESTÃO SENDO REALIZADAS SOMENTE NA CIDADE DE NITERÓI ou NO RIO DE JANEIRO?! Aqui em Cabo Frio existem médicos capazes de realizarem a respectiva cirurgia. Por que não realizam a cirurgia em Cabo Frio?! Será que existe algum "acordo" com as clínicas do Rio de Janeiro e Niterói que privilegia o autual governo de Cabo Frio?! Será que o prefeito Marcos Mendes fez algum "trato" com as clínicas que não são da cidade? Algum "benefício extraordinário escondido"?! O funcionário Rodrigo, do setor jurídico da Secretaria de Saúde me informou que as cirurgias são realizadas em Niterói e Rio de Janeiro por causa da sua complexidade. Com o devido respeito, me recuso a acreditar nessa informação. Não acredito que em Cabo Frio não tenha cirurgião capacitado para tal cirurgia. Um exemplo é oftalmologista capacitado é o Dr. José Alfredo, cujo nome está na Autorização de Exames (imagem do topo deste assunto), e que me informou, pessoalmente, que faz a respectiva cirurgia.

ONDE ESTÁ A VERDADE?! O dinheiro de Cabo Frio para ser investido na saúde possivelmente esteja sendo usado para outra coisa que não seja o atendimento médico de qualidade a seus munícipes. Onde estão os vereadores para questionarem isso?! Onde está o vereador Luis Geraldo (PPS) para questionar o prefeito Marcos Mendes sobre esta situação? Lembro que o referido vereador "colocou a mão no fogo" pelo governo de Marcos Mendes, na Tribuna da Câmara Municipal de Cabo Frio, informando que toda a situação ruim da "Saúde de Cabo Frio" irá melhorar em breve. "COITADO", VAI FICAR SEM MÃOS!... MAS ELE TEM DINHEIRO PARA PAGAR UMA CIRURGIA, OU INFLUÊNCIA PARA CONSEGUIR UMA BEM RÁPIDA!

"SE ACHA QUE A COMPETÊNCIA CUSTA CARO, EXPERIMENTE A INCOMPETÊNCIA!" (Miguel Monteiro; jornalista e ator português)

4 comentários:

  1. Infelizmente as coisas nesse país funcionam assim. É deprimente ver essa situação da saúde pública, da educação e de tantos outros setores da sociedade que são negligenciados pelas autoridades que estão habilitadas para promover condições dignas a todos os cidadãos. Para que se paga impostos? Será que só temos deveres? E os direitos? Deixo aqui o meu protesto e mais uma vez parabenizo a você, Osmar pelo trabalho social que você presta àquelas pessoas que se sentem desprotegidas e são colocadas à margem da sociedade. Rogo a Deus que o proteja sempre e o capacite ainda mais para fazer o que deve ser feito, a despeito de opiniões de quem quer que seja.
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. DÁ UMA OLHADA NO QUE POSTEI EM MEU BLOG, VEJA SE NÃO É INTERESSANTE! ABRAÇÃO
    www.atanasiodasilva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Atanásio;

    Você deu uma "sumida" nos comentários aqui neste humilde blog... rsssss! Não sabia que você tinha criado um também. É o "mundo dos blogs" em expansão... Seja Bem-vindo!

    Concordo com todos os seus questionamentos realizados no seu blog, a respeito do "falatório" de blogs sem provas, sem confirmações, sem mencionar o nome do "acusado". Eu trabalho com FATOS, com PROVAS.

    Tenho assunto para postar no blog há tempo, mas preciso da prova, antes de escrever alguma coisa. Você mesmo me cobrou sobre determinado assunto que eu falei que ia postar, mas que ainda não tinha postado. Motivo: FALTA DE PROVA.

    Que o seu blog possa contribuir para esclarecimentos diversos que os cidadãos cabo-frienses necessitam.

    Vou incluir seu blog na minha lista de blogs que leio.

    Um abraço e SUCESSO!

    ResponderExcluir
  4. Osmar,

    A minha mãe que tem plano de Saúde precisou fazer um exame mais especifico nos olhos, teve que fazer no moderníssimo e belo Hospital de Olhos de Niterói, porque não tem aparelhagem nessa cidade – tem que pegar a reta -, colega!
    Percebe-se que em Cabo Frio, para adquirir os seus direitos garantidos pela constituição brasileira, precisa entrar na justiça.
    Olha o suplicio desse senhor para fazer uma cirurgia nos olhos.
    Artimanha de políticos usarem a saúde como “trampolim eleitoral”, é de revoltar e embrulhar todo o aparelho digestivo.
    Por isso, eu não perco o meu tempo: votando nessa gentalha.
    Dos pacientes superlotarem as bem equipadas clinicas oftalmológicas da minha cidade madrasta Niterói, não é novidade, já tem bastante tempo, Não é só no tempo do “desgoverno”. Um absurdo!
    Cabo Frio em termos oftalmológicos, não chega nem na poeira dos sapatos de Niterói. Na oftalmologia, Cabo Frio é digno de pena.
    Você ainda pergunta por que os pacientes de Cabo Frio vão para Rio e Niterói? Já respondi a sua pergunta.
    Depois certos engraçadinhos de Cabo Frio acham que esse buraco negro é melhor do que Niterói. Isso mesmo, vão achando.
    Esses realmente estão precisando uma consulta oftalmológica. Mas nada a declarar!

    ResponderExcluir