Banner:

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

► Olimpíadas 2016 no RJ: não precisava apenas de investimento em infraestrutura; falta EDUCAÇÃO!

Anéis Olímpicos; os 'barulhentos' sabem
o que representa?
A mídia que faz a cobertura das Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro mostrou o descontentamento de muitos atletas estrangeiros em relação ao comportamento da torcida em determinados esportes que requer momento de concentração para a disputa. Para não desagradar aos telespectadores, vários comentaristas que já participaram dos jogos em sua carreira, foram comedidos em suas opiniões sobre o assunto. Aliás, esses comentarias fazem questão de não se aprofundar no assunto, para justamente não receberem "vaias" ao contrariar os torcedores mal-educados. A FALTA DE EDUCAÇÃO É EXPLÍCITA nos jogos olímpicos do Rio 2016 por grande parte das pessoas que acompanham os esportes que, muitas vezes, nem sabem as regras em disputa. (70% dos ingressos foram vendidos para brasileiros; informação do COI - Comitê Olímpico Internacional)

Narrador Galvão Bueno, da Rede Globo
e uma faixa na arquibancada
em uma
"sincera homenagem"
Fora o UFANISMO, que é assunto para outra postagem, verifiquei a preocupação de muitos profissionais da Rede Globo, em querer "aparecer" mais do que os atletas, durante e principalmente após as disputas. Bem, falar em transmissão da Rede Globo, com o narrador "barulhento" Galvão Bueno, que foi criticado e solicitado por um jornalista da cabine vizinha a "calar a boca" na hora da largada numa prova da natação, mostra bem como é a "CULTURA ESPORTIVA" no Brasil. O respeito passa longe... ou melhor, o comportamento respeitoso é NULO! Opção: NÃO ASSISTA AS TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA REDE GLOBO! Todos nós podemos "desaprender" muita coisa.

O aprendizado é para SEMPRE;
Mas somente para os que querem!
E com as críticas da imprensa internacional sobre o comportamento dos torcedores brasileiros em esportes onde requer período de silêncio para concentração dos atletas, causou "furor" nos telespectadores MAL-EDUCADOS. Reação típica de quem sabe que agiu de forma errada, mas faz questão de justificar a sua atitude porque NÃO consegue agir de forma diferente. Além de MAL-EDUCADO, é um IGNORANTE, porque NÃO procura e não se preocupa em buscar o CONHECIMENTO. São aqueles que são AVESSOS à APRENDIZAGEM. Fazem o que está errado, sabem disso, mas preferem continuar com a mesma atitude. São essas mesmas pessoas que talvez reclamem dos governantes que têm, detestam as coisas erradas que eles fazem, votam nessas mesmas pessoas e ainda, se forem convidados para participar da mesma coisa, agirão como "espertos" e vão querer fazer parte da mesma "sujeira", todos juntos, verdadeiramente IMUNDOS, de forma uníssona. Ou seja, querem mudança no governo, mas são iguais, fazem as mesmas coisas. Que "lindo"!

Usain Bolt, atleta da Jamaica,
pedindo silêncio para concentração
no início da prova do atletismo
Engraçado é que os mesmos "torcedores barulhentos" que ficaram chateados ao serem criticados nas competições do Rio de Janeiro, ficaram em "perfeito silêncio" na hora que o atleta jamaicano Usain Bolt colocava o dedo indicador na frente da boca na hora do início da prova. A atitude do Bolt, talvez até "forte" para os mal-educados, funcionou e comprovou a necessidade do silêncio no atletismo para a concentração. Isso é questão de CONHECIMENTO do esporte que está sendo apresentado ao público, que não pode querer apenas estar no local, mas se comportar devidamente para o momento. Depois, os agradecimentos do atleta jamaicano pelo suposto "apoio" dos brasileiros nas provas que disputou, não quer dizer absolutamente nada, se este mesmo público o vaiasse na hora de receber a medalha, por exemplo. E a vaia, este comportamento ESTÚPIDO foi dirigido ao atleta francês, na hora da premiação do dia 16/08/2016, quando foi anunciada a medalha de prata no salto com vara, tendo o brasileiro Thiago Braz alcançado a medalha de ouro inédita para o Brasil. (sobre as vaias ao atleta francês, farei outra postagem aqui no blog)

Educação e Esporte; por ordem alfabética,
a
Educação vem primeiro;
sem
Educação, não há Esporte!
Aliás, dois atletas brasileiros, ainda que de forma constrangida e discreta, reagiram de forma negativa contra o comportamento da "plateia brasileira". Mesmo assim, a manifestação "politicamente correto" por parte desses dois atletas foi preservado, para evitar "vaias na rede social". Um, foi o jogador de basquete brasileiro Marquinhos, que em sua entrevista coletiva, pediu desculpas ao jogador espanhol Pau Gasol, por causa dos xingamentos constantes gritados pela torcida para ele, em total desrespeito ao atleta. O outro, foi o contestado e inanimado jogador de tênis Thomaz Bellucci, que disse sobre a dificuldade do adversário se concentrar com tanto barulho na quadra. E o tenista brasileiro confessou: "não queria estar na pele do adversário". Qual foi o resultado de toda barulheira e xingamentos aos adversários para suposto apoio aos compatriotas brasileiros citados acima???

 A seleção de basquete do Brasil sequer conseguiu se classificar da fase de grupos para a fase final; o jogador de tênis brasileiro Thomaz Bellucci, com todo o "barulho a favor", não conseguiu ganhar do espanhol Rafael Nadal, que fez cirurgia no punho e ainda estava retornando aos jogos de tênis. O chinês Key Nishikori (você conhece?), que enfrentou o Nadal, não quis saber das dificuldades do adversário espanhol e simplesmente ganhou, ficando com a medalha de bronze. Simples assim, mesmo com a torcida "fazendo barulho" pelo espanhol!


EM TEMPO: diante do comportamento deprimente por parte dos "barulhentos" observado nas Olimpíadas do Rio 2016, talvez isso explique a recusa dos governantes, já que o investimento em EDUCAÇÃO que deve ser feito possa alcançar dígitos incalculáveis. Vá saber!


"A EDUCAÇÃO DEVE SER PRIORIDADE ACIMA DE TODAS AS PRIORIDADES!" (Sam Nujoma, primeiro presidente da Namíbia e líder de sua independência em 1990; (1929, tem 87 anos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário