Banner:

domingo, 29 de abril de 2012

Assunto do Leitor: 'Liberdade de Expressão'.


Mais uma participação do leitor Carlos Tadeu Bastos, morador de Tamoios, 2º Distrito de Cabo Frio. Região que os "POLÍTICOS PROFISSIONAIS" aparecem em ANO ELEITORAL para MANIPULAR centenas de moradores pouco informados. A LIBERDADE DE EXPRESSÃO prevista na Consituição Federal Brasileira, tanto usada por muitos CIDADÃOS, parece que não tem muito importância para a "GRANDE MASSA", que fica "calada", INERTE"vendo a banda passar". De qualquer forma, as manifestações devem continuar contra a CORRUPÇÃO, a "ROUBALHEIRA", a "POUCA VERGONHA" e o "BANDITISMO" na política, pois afetam diretamente toda a população. O EXERCÍCIO DA CIDADANIA deve ser CONTÍNUO, mesmo que qualquer "dublê" de deputado tente intimidar os cidadãos com Ações Judiciais, supostamente, a pedido do seu "chefinho" (des)governador. Abaixo, mais uma participação do leitor:


"De que adianta o cidadão se queixar das irregularidades e absurdos ometidos pelos detentores do poder? Alguém, em cargo oficial e com alguma competência para tomar providência, dar-lhe-ia ouvidos? Tratando-se de uma reclamação proveniente de um ilustre cidadão, porém anônimo, com poucos recursos econônimicos e sem nenhuma liderança de grupos sociais, nada feito. Esse indivíduo, no regime de representação política, não tem a menor significação e valor. Suas críticas, embora justas, serão levadas à Assembléia da Nação?

Parece até loucura pensar que isso é possível nesta forma de governo de oligarquia moderada. O cidadão poderá se manifestar centenas de vezes contra as leis aprovadas pelos parlamentares em causa própria. Poderá também, nos recintos que frequenta costumeiramente ou em páginas e mais páginas na internet que acesse pelo computador, bradar publicamente contra o avião de luxo da presidente, enquanto se aumentam tributos para os cidadãos sem consultá-los, na 'calada da noite', no último dia do ano.

Poderá opor-se ao turismo à custa do dinheiro do povo em aeronaves públicas, indignar-se contra as residências oficiais, comidas de graça. Poderá falar de sua injusta pensão vitalícia, de anistias milionárias, de aumentos astronômicos de gastos sem investimentos nos três poderes, do mau atendimento à saúde do país, das estradas e portos abandonados. O silêncio será total. E se reclamar da política do governo e dos parlamentares ou do serviço do Judiciário, num plano mais elevado e geral, seus comentários se perderão em um vazio profundo. 

Recebemos pela internet a informação de um cidadão que reclamara centenas de vezes pelo correio eletrônico da Câmara e do Senado, e somente recebera duas respostas. Em uma delas, o próprio deputado dizia que as mensagens recebidas do cidadão comum praticamente não são lidas; e se forem, não merecem consideração. E o caso levantado pelo cidadão (a respeito dos subídios considerados irregulares para deputados e senadores) que não mereceu apreciação? E depois, demagogicamente, propagam ao povo seus e-mails, os telefones da Ouvidoria e tudo o mais para dar um cenário festivo ao 'circo' que montam.

Às vezes, cansado de reclamar, o cidadão se dirige ao Ministério Público. Contudo, o silêncio continua total. Se acaso desespera e apela ao Judiciário, não tem condições de preparar todos os documentos necessários e nem dispõe de recursos econômicos para sustentar até o fim um questionamento contra os poderosos. Em outro termos, a sua liberdade de expressão de nada lhe serve porque simplesmente não vive em uma democracia.

O máximo que poderá fazer é dizer o que viveu aos amigos, na escola, no bar, em casa. E isso simplesmente é uma mera gota de água no oceano. Não bastasse essa situação de impotência, se ainda se aprofundar muito nas irregularidades dos 'poderosos' e nas instituições intocáveis, pode ser chamado de desequilibrado ou terrorista.

Mudanças já!

Carlos Tadeu Bastos. - Tamoios"


"O SEGREDO DA FELICIDADE É LIBERDADE E O SEGREDO DA LIBERDADE, CORAGEM." (Thucydides; historiador grego, 460 a.C. - 395 a.C.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário