Banner:

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Religioso, em sinal de protesto, recusa homenagem do Senado Federal e diz que o Congresso Nacional está 'desfigurado'.

O assunto de hoje foi enviado pelo leitor PAULO FIGUEIREDO, que acompanha o Blog e sempre deixa comentários importantes. Desde já, agradeço ao leitor pela colaboração da reportagem enviada, assim como, a de outras que vou escrever aqui no Blog. A reportagem realizada pelo "Portal G1", mostrou a recusa do Bispo de Limoeiro do Norte (CE), Dom Manoel Edmilson Cruz (foto ao lado, no Senado Federal), que no dia 21/12/2010, recusou uma COMENDA do Senado Federal. O religioso fez questão de deixar bem claro que a recusa era um sinal de PROTESTO contra o aumento salarial de 61,8% aprovado pelos parlamentares, em causa própria. A indignação com o famigerado aumento fez um cidadão recusar uma homenagem chamada de COMENDA DOS DIREITOS HUMANOS DOM HÉLDER CÂMARA. Dom Hélder Câmara foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, conhecida pela sigla CNBB, além de ser um ferrenho defensor dos Direitos Humanos, principalmente durante o regime militar brasileiro. A sua atuação nessa área foi tão forte que, apesar de não ter recebido o prêmio Nobel da Paz, foi o ÚNICO brasileiro indicado QUATRO vezes para o referido prêmio. Já é um grande feito, por sí só. Porém, nobre religioso recebeu o Prêmio Martin Luther King, nos Estados Unidos, e o Prêmio Popular da Paz, na Noruega, dentre outros tantos prêmios internacionais. Inclusive, conta a história que, em 1970, o então presidente militar do Brasil, Emílio Garrastazu MÉDICI, fez uma instrução ao embaixador brasileiro na Noruega, para tentar impedir que o prêmio lhe fosse concedido.  

Com a recusa da homenagem realizada pelo Senado Federal, creio que Dom Hélder Câmara (foto ao lado, com o símbolo da Paz) deve ter ficado "satisfeito", pois sua imagem não pode ser associada a um parlamento que vive mergulhado em INTERESSES ESCUSOS, ESCÂNDALOS, CORRUPÇÕES e TROCA DE FAVORES que mais parecem caso de polícia. De forma contundente, o religioso que fez "pouco caso" dos parlamentares, e não do prêmio, ainda foi taxativo no seu protesto, dizendo em "alto e bom som" a sua contrariedade contra o aumento nos vencimentos ABSURDO concedido pelo Congresso Nacional aos próprios membros. Com isso, disse o religioso: "QUEM ASSIM PROCEDEU NÃO É PARLAMENTAR, É PARA LAMENTAR!". E para deixar bem claro ainda mais a sua insatisfação, Dom, o homenageado que recusou a homenagem confrontou a história do grande homem que dá nome à Comenda, dizendo que as atitudes dos congressistas não honram a história de Dom Hélder Câmara, que teve atuação destacada na luta pelos Direitos Humanos no regime militar. Desta forma, o "ESBOFETEADOR" de senadores discursou no plenário: "A comenda hoje outorgada não representa a pessoa do cearense mair que foi Dom Hélder Câmara. Não representa. Disfigura-a, porém. Sem ressentimentos e agindo por amor e por respeito a todos os senhores e senhoras, pelos quais oro todos os dias, só me resta recusá-la. Ela é um atentado, uma afronta ao povo brasileiro, ao cidadão, à cidadã contribuinte para o bem de todos, com suor de seu rosto e a dignidade de seu trabalho". Com essas palavras sábias, e com "grande categoria", deu um "tapa com luvas" em todos os políticos do Congresso Nacional. Um tapa que muitos brasileiros gostariam de fechar as mãos e usar um "soco inglês" para expressar toda a indignação.

Em relação ao aumento proporcionado pela "Casa Revisora" de Leis (Senado Federal), o tema é indigesto, mas a mídia, assim como, muitos setores da sociedade, tratam de abordar tudo de forma "bem discreta" possível, para dizer que não falou do assunto. E por quê fazem isso?! Ora, o Congresso Nacional é quem aprova ou deixa de aprovar o que bem entender, conforme os interesses deles próprios. As grandes Redes de Televisão, assim como, as demais retransmissoras, têm interesses em financiamentos, principalmente oriuntos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), onde diversos políticos têm muita influência. E se houver uma, digamos, "perseguição", por parte da mídia aos "legisladores", a tal "ajudinha" no financiamento pode não "vingar". E, com isso, o "pires" ficará vazio na mão dos "magnatas" das comunicações, dificultando o investimento no crescimento da empresa, que, muito das vezes, só funciona através do dinheiro público. O próprio Alair Corrêa, ex-deputado estadual, recentemente disse, "ao vivo", no programa "Informe Local", na JOVEM TV, quando foi perguntado sobre o parque aquático que ainda não foi inaugurado (RIALA). Resposta do Alair: "...Alguns políticos me atrapalharam com o financimento no BNDES". É desta forma que as coisas funcionam lá em Brasília; mesmo local onde estão sendo "negociados" novos cargos em empresas públicas, havendo "brigas" entre os partidos apoiadores da Dilma Rousseff, eleita presidente (prefiro falar e escrever "presidente" do que "presidenta").

Retornando ao assunto da recusa da homenagem, o religioso fez o que muitas pessoas, creio eu, deveriam fazer, quando estiverem na presença de determinada autoridade política, principalmente os que são "oriundos" do seu "trabalho" em Brasília, onde é que tudo acontece, nos calabouços da "VERGONHA" ou da "MARACUTAIA". É exatamente para lá que vai o irmão do prefeito Marcos Mendes, o também médico Carlos Victor (isso é assunto para uma outra oportunidade no Blog), para fortalecer os laços com aqueles que são mais "experientes". Resta saber agora quais serão os investimentos a serem realizados em Cabo Frio, e quanto isso vai custar para o povo daqui. Digo "custar", não em valores monetários, mas em sofrimento e espera, vez que o interesse dos políticos aqui está somente em "abrir caminho" para o tal famigerado "GRUPO POLÍTICO", que mais parece ter outra dominação, aquela parecida com o famoso desenho entitulado "Irmãos Metralhas". Evidente que ninguém do tal "GRUPINHO POLÍTICO" irá contestar ou se revoltar com o que eu acabo de escrever, caso contrário, a "carapuça" irá servir muito bem.

Ao religioso, digo que a recusa foi um EXCELENTE PROTESTO, e que, mesmo a mídia não tenha destacado o referido ato, que posso chamar de NOBRE, o recado foi dado para aqueles políticos que dão risadas de todos os "brasileiros de bem" quando aqueles votam as "benesses" para eles próprios. O "tapa com luvas" serviu como mensagem em GRANDE ESTILO, para uma GRANDE CÚPULA QUE ROUBA ESTE PAÍS, escandalosamente, e com os votos de milhares de "ANALFABETOS POLÍTICOS". Essa é a realidade!

"É GRAÇA DIVINA COMEÇAR BEM. GRAÇA MAIOR É PERSISTIR NA CAMINHADA CERTA. MAS, GRAÇA DAS GRAÇAS É NÃO DESISTIR NUNCA!" (Dom Hélder Câmara, 1909-1999). 

Um comentário:

  1. Caro Osmar, grato pela atenção.
    Este episódio quase passa despercebido pela grande mídia. Foram poucas as informações a respeito, como também sobre os protestos dos estudantes em Brasília, contra a mesma ignomínia (aumentos abusivos, cínicos e canalhas que os parlamentares “se deram” de rendimentos).

    O povo também parece que não deu muita importância, como não as dá contra outros absurdos que estamos sendo bombardeados diariamente. São abusos e cretinices de toda ordem, perpetrados por membros dos 3 poderes (executivo, legislativo e judiciário), em todas as instâncias – em níveis municipais, estaduais e federais.

    A maior degradação da sociedade humana é quando seus membros perdem a capacidade de indignação. E nosso povo a perdeu. Os 3 poderes constitucionais foram substituídos por apenas um: O PODER AQUISITIVO. Estão todos se vendendo deslavada, cínica e impunemente.

    E o povo aguardando ansioso a próxima edição do “BIG BROTHER”. Ou as próximas eleições para venderem seus votos ao calhorda que oferecer mais, para se sentir importante em também ser um deles.

    Sabemos que estamos contra o turbilhão da tendência letárgica que assola a nação, mas nos negamos a passar pela existência como simples “estômagos inúteis”, que são levados pela enxurrada do “nada”.

    Abraço.

    ResponderExcluir