Banner:

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Moradores do bairro 'Palmeiras' estão indignados com possível construção de shopping à beira da Lagoa.

Recebi um e-mail de um dos moradores do bairro Palmeiras, em Cabo Frio, Leandro Knopp, e informa que mora há 16 anos no local. O morador faz um grande DESABAFO e solicita ajuda de toda a SOCIEDADE para reverter a possível construção de um SHOPPING (Projeto da fachada do shopping na imagem acima) de frente para a lagoa, ao lado do Loteamento Novo Portinho. Conforme informação do morador Leandro, e confirmada em reportagem publicada no site da Revista Cidade, o empreendimento a ser construído pela João Fortes Engenharia já tem o nome de Shopping Park Lagos, com um ÚNICO PISO, vai ocupar uma área de terreno de 100.000 m², e com uma área para locação de 27.500 m². O Shopping contará com 180 lojas; um total de 1.260 vagas de estacionamento; e 4 salas de cinema (stadium). Conforme o projeto, o lançamento está previsto para este mês de janeiro/2011, com início da construção em abril/2011, e a inauguração em novembro/2012. A empresa também divulga que as lojas confirmadas para assumirem espaço no empreendimento são: Lojas Leader; Marisa; Cinema Araújo; C&C; Casas Bahia; Centauro; Casa & Vídeo; Di Santini; You Win Games; Bob's; KFC; Doggis, entre outros. Mas muitas dessas empresas já estão instaladas em Cabo Frio, sem a necessidade de mais um local para "abrigar" as mesmas.

No entanto, nada disso "enche os olhos" dos moradores do bairro Palmeiras, já que até a presente data ninguém foi convidado para participar de audiência pública para a apresentação do projeto, onde poderia ser ouvido toda a comunidade. Por outro lado. a UNI-AMACAF (União das Associações de Moradores de Cabo Frio), presidida por Benedicto das Neves Ribeiro (foto acima, protocolando o documento no MP de Cabo Frio), popularmente conhecido como Bené do Village, já se movimentou e protocolou uma representação no Ministério Público Estadual e outra na Procuradoria Federal em São Pedro D'Aldeia. O representante da UNI-AMACAF está inconformado com o desrespeito à Lei Orgânica Municipal, e da Medida Provisória 2.166-67, de 24/08/2001, que protegem o entorno de lagoas e mangues. Na referida Medida Provisória antes citada, o Art. 1º , parágrafo 2º, inciso III contém o seguinte: "Reserva Legal: área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, excetuada a de preservação permanente, necessária ao uso sustentável dos recursos naturais, à conservação e reabilitação dos processos ecológicos, à conservação da biodiversidade e ao abrigo e proteção de fauna e flora nativas".

Além disso, a AMI-AMACAF fundamenta as representações na Lei 3.924/61, que dispõe sobre os monumentos arqueológicos e pré-históricos. Assim, Bené mostra que a área disponibilizada para a obra é limítrofe a um sítio arquelógico protegido pelo IPHAN, que está localizado dentro do Condomínio Novo Portinho, onde foi confirmada a presença de SAMBAQUIS (cemitério de índios), tendo inclusive uma placa abandonada, sem manutenção (foto acima) que informa o citado sítio arqueológico também completamente abandonado. Portanto, já que os moradores foram ignorados e sequer foram informados de uma reunião realizada no auditório da Prefeitura de Cabo Frio, no dia 19/12/2010, onde a empresa responsável pela construção, João Fortes Engenharia apresentou o projeto ao Conselho de Meio Ambiente e Conselho do Plano Diretor. Mesmo assim, os moradores requerem AUDIÊNCIA PÚBLICA para tratar do assunto, e aguardam que a JUSTIÇA atue. O Procurador Federal, Gustavo Fonseca já determinou a abertura de Inquérito Civil Público no dia 17/12/2010.

Por outro lado, mesmo sem licença para qualquer construção no local destinado ao shopping, mas que já foi solicitada através do processo 1502, todo o projeto está mantido com as suas datas. A empresa responsável pelo empreendimento afirmou que está de posse do documento chamado "NADA A OPOR" do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), e também da licença Prévia do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). A empresa "ENDINHEIRADA" tem tanta certeza da construção do shopping que já realizou desmatamento na área para a instalação dos stands de venda (foto acima). Empresa MERCENÁRIA é assim mesmo, não quer saber de nada além de seus interesses. Além disso, um governo INERTE e igualmente MERCENÁRIO, não demonstra nenhuma vontade de impedir que o empreendimento seja construído em um local de preservação ambiental. Está em jogo MUITO DINHEIRO, e isso chama a atenção dos que estão no poder em Cabo Frio. 

Gustavo Beranger (foto ao lado), secretário de Desenvolvimento da Cidade e Ambiente de Cabo Frio, disse que vê com "bons olhos" o empreendimento a ser realizado na cidade, sendo um dos mais modernos do país, e que cumprirá funções educacionais. Interessante isso: o governo local não investe na educação e libera uma área de proteção ambiental para que uma empresa que visa exclusivamente o lucro (MERCENÁRIA) "faça a educação na cidade". ISSO É SÉRIO? Pior do que isso, é saber do argumento do referido secretário. Leia só o que Gustavo Beranger disse: "Todo mundo reclama que quando chove não se tem o que fazer na cidade". Com isso, o secretário disse que a cidade de Cabo Frio com 180 mil habitantes não tem áreas cobertas para o lazer da população. Será que ele imagina que todos os moradores de Cabo Frio irão para o famigerado shopping quando estiver chovendo? ISSO É UMA PIADA, SÓ PODE! O governo de Cabo Frio não dispõe de somente um prefeito INCOMPETENTE, existe também secretário COMEDIANTE, com o devido respeito. INCRÍVEL ISSO!

Única ÁREA LIVRE próxima ao centro da cidade, conforme pode ser vista pela imagem no Google (ao lado, destaque em vermelho), não foi utilizada pelo governo para a realização de alguma obra para os munícipes. Questionado sobre isso, Gustavo Beranger informou que havia a possibilidade da construção do Centro de Convenções no local, "mas por achar uma área de melhor acesso e mais barata, optou-se pelo lado de lá" (do outro lado da ponte, na Av. Wilson Mendes). A questão é que uma outra empresa também tem interesse na construção de um shopping no local onde estava o Hipermercado SENDAS, mas que é ocupado em parte pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Interessante de tudo isso é que o governo atual de Cabo Frio convida a todos para uma cerimônia de posse do novo chefe de gabinete do prefeito, que se transformou em uma EXPLÍCITA CAMPANHA ELEITORAL ANTECIPADA, mas NÃO convoca a população para se pronunciar sobre o empreendimento em uma área questionável. Coisa da POLÍTICA PODRE que Cabo Frio vive nesse DESGOVERNO!

Enquanto isso a empresa divulga seu projeto na internet, com datas e prazos, disponibilizando também como ficará o projeto quando for concluído (imagem acima do shopping de frente para a lagoa). A informação é que a construção vai ser em alto nível, com pisos de vidro transparente sobre os SAMBAQUIS, que a empresa construtora diz que o público irá "pisar na história". A referida empresa está, na verdade, é atropelando todo mundo com o dinheiro que tem, principalmente os interesseiros políticos desta cidade, que não podem ver dinheiro e querem logo tratar de fazer algum tipo de "acordo" para poder usufruir de "alguma coisa bem vantajosa". Por falar nisso, segundo informações, o prefeito de Cabo Frio, Marcos Mendes, já começou uma construção ao lado do Supermercado Princesa, no bairro Vila Nova. Como podemos ver, o referido político está investindo muito bem o seus módicos vencimentos, fazendo-o render consideravelmente, a ponto de adquirir imóvel em área muito valorizada na cidade. Além de médico e prefeito incompetente, creio que esteja consultando um excelente economista para multiplicar o seu salário. Com todas essas coisas acontecendo, espero que a JUSTIÇA se manifeste de forma a impedir que o empreendimento seja construído conforme o projeto apresentado, requisitando estudos rígidos sobre o impacto ambiental e na estrutura do local, onde a mudança no trânsito será também de grande monta.

E eu pergunto ao presidente da Câmara Municipal de Cabo Frio, vereador SILAS BENTO: Excelência, qual será o seu trabalho nessa questão? Por acaso o senhor vai "PERSEGUIR" o caminho do crescimento LEGAL, ou os CIFRÕES do empreendimento falará mais alto, não importando o dano causado à cidade de Cabo Frio e seus moradores? Por favor, pronucie-se, ilustre vereador Silas Bento; diga a que veio!

Mais informações, os(as) prezados(as) leitores(as) podem adquirir no site www.revistacidade.com.br, com diversas reportagens sobre o assunto.

"A CIDADE VAI SE ARREPENDER; NÃO TEMOS ESTRUTURA PARA SUPORTAR ISSO!" (Benedicto das Neves Brito - Bené do Village; presidente da UNI-AMACAF e cidadão indignado com o projeto que vai construir um "muro de pedra" no manguezal de Cabo Frio)

3 comentários:

  1. O cidadão tem o direito a voz, a audiência pública é uma conquista do direito democrático e deve ser realizado com a convocação de todos os interessados e não com o grupo do amém que vergonhosamente trocam a construção da cidade por benesses.
    Não fiquei ofendida quando li a entrevista do senhor Bené, alegando que a construção seria freqüentada por pessoas da periferia e segundo distrito e que traria grandes transtornos principalmente com relação a segurança, infelizmente meu amigo não conhece Tamoios nem seus habitantes, embora representante de quatorze associações de moradores do segundo distrito. A população de Tamoios clama pela construção de um shopping,
    o que traria muitos benefícios para o município, geração de emprego e renda para muitos jovens, lazer, oportunidade dos moradores do centro conhecer a estrada da integração, aquela bandeira da campanha do prefeito em 2004.
    E o mais importante, a geração de receita para o município de Cabo Frio, que hoje é arrecadada nos municípios de Rio das Ostras e Macaé, onde nosso povo é recebido com carinho e respeito.
    Concordo com a luta pela preservação das áreas, temos assistido as catástrofes, conseqüência da ausência do poder público e dos órgãos criados para proteção do meio ambiente e patrimônio cultural.Conte comigo, não temo spray de pimenta.

    ResponderExcluir
  2. PREZADOS COLÉGAS ESTOU COM VCs.ja entrei com uma denuncia ao MPE.protocolo n°124225 RJ PELO TEL 127.ESTA QUADRILHA PARA ELES NADA TEM LIMITE.ELE VENDEM ATÉ AREA PUBLICA.ELES ESTÃO ACIMA DAS LEIS.ISSO TEM QUE ACABAR.É FALTA DE RESPEITO COM A POPULAÇÃO.JA NÃO RESPEITA A JUSTIÇA E ESTA FAZENDO TUDO POR DE BAIXO DOS PANO,FAZENDO A POPULAÇOA TE TROXA,CHEGA PODE PARAR,

    ResponderExcluir
  3. EU FICO INDGNADO POR QUE EM CABO FRIO NÃO TEM LEI,ESTA SENDO JOGADO LIXO HOSPITALAR NO LIXÃO DA RAZA CADE O IBAMA,EU QUERIA SABER MAIS O DISCARTE DO HEMOLAGOS ONDE JOGA ESTE DESCARTE DE SANGUE QUE NÃO SERVE,NINGUEM PROCURA SABER, E FICA ESCONDIDO,OUTRA COISA OS BUEIROS E RALOS DAS RUAS JA FAIZ 5 ANOS QUE NÃO LIMPA NA RUA EXPEDICIONARIO DA PATRIA O ESGOTO ESTA VOLTANDO PELO RALO DO BANHEIRO.CADE A SECAF.ESTA BAGUNÇA VAI ACABAR JA JA

    ResponderExcluir