Banner:

sábado, 9 de setembro de 2017

► O cantor e compositor RITCHIE: 'O inglês brasileiro!'

Já que o programa para colocar músicas no blog aos finais de semana não funciona automaticamente quando os leitores acessam o blog... esperei solução mas não vi... então vou destacar em assuntos publicados neste espaço, cantores e músicas diversas. E como eu não é apenas saudosismo, mas também por gostar de música de qualidade, atemporais, começo com um cantor "inglês-brasileiro" de sucesso: RITCHIE!


Participação do cantor Ritchie no Programa Raul Gil,
anunciado com satisfação pelo apresentador, em 1985
(Um 'pot-pourri' no arquivo do 'Baú do Raul')

No vídeo acima, de 1985, o apresentador achou melhor que fosse feito uma seleção das músicas para que o Ritchie pudesse cantar. Ou seja, não queria ouvir apenas um sucesso, mas vários, ao mesmo tempo. Um rápido e ótimo pot-pourri (termo correto, e não 'pout-pourri')Muito bom para relembrar as apresentações daquela época... e com um cantor que fez muito sucesso no Brasil, sendo inglês de origem. Com 40 anos cantando em português, percebemos o seu leve sotaque apenas quando está conversando em entrevistas. Fora isso, é um "gringo" que fala e canta muito bem em português. Tal fato, causa muita "dor de cotovelos" a tantos outros cantores: FEZ SUCESSO... MUITO SUCESSO e com música de qualidade, o que deixou, possivelmente, muitos "dublês" de cantores, produtores ou empresários de "dublês", inclusive nos dias atuais, ainda com mais "raiva"


Participação de Ritchie no Programa Globo de Ouro,
no ano de 1983, na Rede Globo
SUCESSO ABSOLUTO



Vídeo Clipe oficial da música "MENINA VENENO"



Ao vivo e com banda, a música "MENINA VENENO",
no início desta década (2012),
com a mesma "presença de palco" e voz


Em uma semana que a Rede Globo deu destaque ao aniversário do que seria os 100 anos do CHACRINHA (1917-19880), conhecido com a alcunha de "Velho Guerreiro", nos programas vespertinos da Rede Globo de Televisão, no Brasil, aos sábados, no "antigo" anos 80, década inigualável da música nacional e internacional, vou destacar aqui o cantor inglês RITCHIE, que chegou ao Brasil no início da década de 1970 e "estourou" com sucessos nos anos 80. Nascido em 1952 e hoje com completos 65 anos, RITCHIE é lembrado com carinho por todos aqueles que puderem viver aquela época espetacular da música popular brasileira. Diferente de hoje, claro... sem comparações.




Em Estúdio, com banda, praticamente um "Show Acústico",
com a música "A Vida Tem Dessas Coisas",
do ano de 1983, com qualidade musical
--- vídeo de 2009 do DVD 
"Outra Vez, ao vivo no Estúdio" ---




Também em Estúdioa música "Só Pra o Vento",
que fez parte da trilha sonora do novela
"A Gata Comeu", de 1985, da Rede Globo,
na época em que novela também tinha qualidade




A música "Transas", também em Estúdio;
Sucesso que 'explodiu' com a novela "Roda de Fogo",
também da Rede Globo, em 1986

A história do cantor Ritchie, encanta... e desde a sua chegada, ele descreve como foi a sua vida no Brasil, país que ele denominou "lindo, com pessoas lindas". Essa e outras declarações estão em uma ótima entrevista, em duas partes. que encontrei do cantor, o que é raro de se encontrar em uma TV aberta. Só tem porcaria... e muita! Abaixo, dois vídeos com uma entrevista no ano de 2016 do cantor como o apresentador Ulysses Gaspar, agora exibido na TV União (Canal 17 - TV aberta e canal 21 - NET e Multiplay), no "PROGRAMA HISTÓRIA DA MÚSICA".



A ENTREVISTA:


A 1ª parte da entrevista do cantor Rithcie
com o apresentador Ulysses Gaspar
Histórias e histórias...



Na 2ª parte no vídeo acima,
mais histórias do sucesso do cantor,
com a música "MENINA VENENO" começando a fazer
sucesso no CEARÁ, tocando muitas vezes
em todas as rádios em Fortaleza


E, como a crítica não poderia deixar de existir, destaco o que o Ritchie se recusa a falar em suas entrevistas, mas encontrei sobre o assunto dito por ele a um jornal, no ano de 2002. Segundo o próprio cantor, a sua queda de popularidade ocorreu após um desentendimento no ano de 1984 com o diretor Leleco Barbosa, filho do Chacrinha, que dirigia o programa do pai, na Rede Globo.

• O relato de Ritchie"Não pude fazer um dos shows que os artistas que apareciam no programa do Chacrinha faziam pelo subúrbio do Rio. O Leleco me baniu do programa ... senti que eu era carta marcada para sair de cena. Incomodou muito o fato de um estrangeiro ser eleito cantor do ano. Estavam começando a falar que o Ritchie vendia mais discos do que o Roberto Carlos. Com o Plano Collor decidi sair mesmo". A declaração foi ao "Jornal da Tarde" no ano de 2002. 



A música "Voo de Coração",
de 1983, outro sucesso do cantor
no DVD "Outra Vez"



Ronaldo Márcio, admirador do cantor,
resolveu fazer um vídeo e postar no "youtube",
dublando o cantor com a bela música 
"Um Homem em Volta do Mundo",
que NÃO é do Ritchie e que ele não conseguiu gravar vídeo,
por falta de tempo para conseguir a autorização
e incluir no DVD, respeitando os direitos autorais.
BELA HOMENAGEM pouco vista no canal "youtube"



"A ARTE EXISTE, PORQUE A VIDA NÃO BASTA." (Ferreira Gullar; escritor, poeta, crítico de arte, biógrafo, tradutor, memorialista e ensaísta brasileiro; 1930-2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário