Banner:

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

► O 'JORNALISMO MEDÍOCRE' brasileiro.

Antes de escrever sobre o assunto, reitero aos ilustres leitores que este humilde blog NÃO foi criado para postagem de notícias de tragédias ou "furo de reportagens". Não tenho essa pretensão, não sou jornalista e tampouco utilizarei esta ferramenta para noticiar, publicar fotos ou reproduzir a DESGRAÇA ALHEIA, tendo por objetivo principal aumentar o número de acessos. Deixo essa "satisfatória tarefa" para as tradicionais Redes de Televisão com os seus telejornais e as informações em seus "Portais" na internet, bem como, qualquer outro proprietário de blog que se "orgulhe" pelo recorde de acesso ao seu respectivo blog depois de postagens sobre quaisquer TRAGÉDIAS, em destaque, a que assolou poucos dias atrás a população da cidade de Santa Maria/RS e que entristeceu o Mundo. AGRADEÇO A COMPREENSÃO DE TODOS!


Programas de TV "POLUINDO"
o Mundo
Bem, fiquei observando na mídia as notícias divulgadas sobre a TRAGÉDIA que destruiu muitas famílias da cidade de Santa Maria/RS, com a morte de 234 pessoas, JOVENS, em sua maioria. O trabalho da imprensa NÃO muda na cobertura de TRAGÉDIAS, seja no Brasil ou no exterior. Mas quando a DESGRAÇA é no Brasil, o drama, o apelo emocional e a busca pelo aumento da audiência, de olho no "IBOPE", como gostam de falar muitos apresentadores, é o que importa e o que direciona como será a reportagem para divulgar a DESGRAÇA ALHEIA. Na TV Bandeirantes (Band), por exemplo, José Luiz Datena, âncora do programa sensacionalista "Brasil Urgente", na de ontem (28/01), se envaideceu da audiência conseguida com a cobertura que fez sobre a TRAGÉDIA, noticiando as mortes ocorridas por causa do famigerado incêndio em uma boate na cidade gaúcha.

Anúncios das
desgraças alheias
Antes disso, vi na Rede Globo, a jornalista Sandra Annenberg, âncora do "Jornal Hoje", que viajou até o local da TRAGÉDIA para comandar as notícias "in loco". Da mesma forma, o seu colega de jornalismo, William Bonner, também comandou de Santa Maria/RS o "Jornal Nacional", com as reportagens sobre a TRAGÉDIA, exatamente em frente à boate onde mais de duzentas pessoas morreram asfixiadas. Pude observar que o trabalho feito por tais jornalistas foram iguais, sem nenhuma diferença do que já estão acostumados a fazer. Abordagem diferente sobre o assunto foi feita pelo renomado jornalista Ricardo Boechat, do "Jornal da Band", que da bancada, falou sobre a responsabilidade de políticos que permitem que tais desgraças aconteçam. Boechat, de certa forma, mencionou a INÉRCIA de governos que nada fazem para que tal acontecimento sejam evitados. Mas não podemos comparar Ricardo Boechat, excelente profissional, com "dublês" de jornalistas, meros "vomitadores" de notícias ou desgraças. Isso é fato!

Ratinho esculachou
políticos
Mudando de canal para verificar outras reportagens, deparei-me com o apresentador "Ratinho", apelido de Carlos Massa, que trabalha no SBT, comandando um programa que tem um misto de PORCARIAS. Porém, a abordagem feita por "Ratinho" sobre a TRAGÉDIA ocorrida em Santa Maria/RS foi na mesma característica de Ricardo Boechat, guardada as devidas proporções, claro. A diferença ficou por conta do linguajar, já que "Ratinho" verdadeiramente esculachou os políticos que ignoram tudo, a quem ele chamou de "BANDIDOS". Bom ressaltar que o próprio "Ratinho" já declarou ter pouca instrução. No entanto, não se preocupa em fazer declarações fortes, demonstrando ou tentando demonstrar a sua indignação contra a POLITICAGEM.

Sobre o triste episódio ocorrido em Santa Maria/RS, repito o questionamento feito por "Ratinho" em seu programa: como permitiram a presença de menores de 16 anos na boate?  Parece que o "negócio" é mais importante. Além disso, destaco que mesmo depois da TRAGÉDIA, muitos políticos ou determinada CORJA de governantes nada fazem para mudarem a situação. Temos exemplos diversos, mas vou citar apenas os que aconteceram aqui no Estado do Rio de Janeiro: o que foi feito pelo governo depois dos deslizamentos do "Morro do Bumba", em Niterói/RJ?  Qual foi a mudança feita pelo (des)governador Sérgio "do mal", depois da forte chuva e deslizamentos que destruiu cidades serranas, com várias pessoas morrendo debaixo de escombros e afogados? Instalaram um sistema que anuncia para a comunidade possíveis deslizamentos com o tempo ruim, para que a área seja evacuada. Mais nada!!!

E a imprensa? O que os jornalistas fazem além de brigarem pela audiência em seus programas sensacionalistas? Aliás, o que as autoridades do Poder Judiciário fazem. Público e notório é que muitas emissoras acabam silenciando-se sobre a COBRANÇA à autoridades políticas sobre a inobservância das LEIS ou o EFETIVO cumprimento delas. Leis existem... aliás, não trata-se exclusivamente da criação de lei, mas sim, de CONSCIÊNCIA, de ter a ATITUDE de COOPERAR com a sociedade. O EGOÍSMO tem sido privilegiado por comerciantes ou empresários BANDIDOS, POLÍTICOS igualmente BANDIDOS, por um "comércio" jornalístico medíocre e por funcionários públicos que possivelmente se CORROMPEM para  que o SILÊNCIO em um futuro bem próximo DESTRUA muitas famílias, diante da falta de execução do trabalho correto que deveria ser feito. Isso é BRASIL, com muitos POLÍTICOS PORCOS enlutando várias famílias!!!


EM TEMPO: sobre a Record, afirmo que está na mesma linha da Rede Globo, pois copia tudo que é PORCARIA colocada na programação dos Marinhos. Nenhuma diferença a Record apresenta no seu jornalismo ou programas diversos. Tanto que na internet já ganhou o apelido de "RECÓPIA". E ainda tive que ver e ouvir a jornalista Ana Paula Padrão, da Record (ex-Globo), dizer "BOA SORTE" para as famílias enlutadas. Quanta IMBECILIDADE!


"A SOCIEDADE QUE ACEITA QUALQUER JORNALISMO NÃO MERECE JORNALISMO MELHOR." (Alberto Dines; jornalista e escritor brasileiro; 1932)

Nenhum comentário:

Postar um comentário