Banner:

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Existem 'BANDIDOS DE TOGA' no Brasil?


Eliana Calmon
Em entrevista no mês de setembro/2011, a corregedora ELIANA CALMON causou indignação a muitos juízes e, principalmente, ao presidente do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), ministro Cézar Peluso, quando ela declarou que existe "INFILTRAÇÃO DE BANDIDOS QUE ESTÃO ESCONDIDOS ATRÁS DA TOGA". Creio que a revolta por tal declaração seja tão simplesmente porque a ministra não mencionou os "nomes dos bois", com o devido respeito, claro. Mas, que existem "bandidos togados", isso não é dúvida; o problema é identificá-los e tornar público a lista, que não é pequena, lógico.

Aqui neste país chamado BRASIL, a impunidade "reina" soberana por conta de legisladores igualmente "BANDIDOS", que votam leis frágeis para favorecerem a seus possíveis clientes, já que grande parte dos legisladores são advogados. Já escrevi sobre isso neste blog, mas não vou cansar de repetir. Não se pode admitir que um país tenha crescimento com um Poder Legislativo CORRUPTO e com um Poder Judiciário que ajuda de diversas formas. Uma hora é com venda de sentenças, outra hora é com favorecimento a determinadas pessoas influentes na sociedade. E a PUNIÇÃO não se mostra presente. E para piorar a situação, querem restringir o poder de investigação e julgamento do CNJ contra as arbitrariedades (ou "BANDIDAGEM") dos juízes que não honram o cargo que exercem.

'Cérebro atrofiado'
Sem falar, mas já falando das possíveis corrupções dentro do Poder Judiciário, quem trabalha no meio jurídico sabe muito bem das situações que ocorrem com determinados juízes que se acham os "donos da cocada preta", que ficam com o "CÉREBRO ATROFIADO" por causa do "poder" que lhe são conferidos, e que não têm nenhum preparo para relacionar-se no "ALTO PEDESTAL" que são colocados. Ou seja, além de muitos juízes serem possíveis "BANDIDOS DE TOGA", antes disso, são verdadeiras "ANTAS", verdadeiros "poços de falta de educação". E para registrar um dos DESATINOS de um simples mortal, mas que se "achou" um "deus", leia a sentença abaixo que julgou um "desejo" MEDÍOCRE de determinado juiz em Niterói, bem próximo da gente. A respectiva sentença foi tema de uma "OFICINA DE LEITURA" realizada pelos alunos da Universidade Estácio de Sá, com o tema: "Juiz é Senhor, Doutor ou Vossa Excelência?". Vejam a íntegra transcrita a seguir:

"LEMBRAM DO JUIZ QUE ENTROU NA JUSTIÇA CONTRA O CONDOMÍNIO EM QUE MORA, POR CAUSA DO TRATAMENTO DE 'VOCÊ' DADO PELO PORTEIRO? POIS É, SAIU A SENTENÇA. 

Processo distribuído em 17/02/2005, na 9ª Vara Cível de Niterói - RJ

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - COMARCA DE NITERÓI - NONA VARA CÍVEL

Processo nº 2005.002.003424-4

SENTENÇA

Cuidam-se os autos de ação de obrigação de fazer manejada por ANTONIO MARREIROS DA SILVA MELO NETO contra o CONDOMÍNIO DO EDIFÍCIO LUÍZA VILLAGE e JEANETTE GRANATO, alegando o autor fatos precedentes ocorridos no interior do prédio que o levaram a pedir que fosse tratado formalmente de 'senhor'.

Disse o requerente que sofreu danos, e que esperava a procedência do pedido inicial para dar a ele, autor, e suas visitas, o tratamento de 'Doutor, senhor, doutora, senhora', sob pena de multa diária a ser fixada judicialmente, bem como requereu a condenação dos réus em dano moral não inferior a 100 salários mínimos. (...)

DECIDO: 'O problema do fundamento de um direito apresenta-se diferentemente conforme se trate de buscar o fundamento de um direito que se tem ou de um direito que se gostaria ter.' (Noberto Bobbio, in 'A Era dos Direitos', Editora Campus, pg. 15.

Trata-se o autor de Juiz digno, merecendo todo o respeito deste sentenciante e de todas as demais pessoas da sociedade, não se justificando tamanha publicidade que tomou este processo.

Agiu o requerente como jurisdicionado, na crença de seu direito. Plausível sua conduta, na medida em que atribuiu ao Estado a solução do conflito.

Não deseja o ilustre Juiz tola bajulice, nem esta ação pode ter conotação de incompreensível futilidade. O cerne do inconformismo é de cunho eminentemente subjetivo, e ninguém, a não ser o próprio autor, sente tal dor, e este sentenciante bem compreende o que tanto incomoda o probo requerente.

Está claro que não quer, nem nunca quis o autor, impor medo de autoridade, ou que lhe dediquem cumprimento laudatório, posto que é homem de notada grandeza de virtude. Entretanto, entendo que  não lhe assiste razão jurídica na pretensão deduzida.

'Doutor' não é forma de tratamento, e sim título acadêmico utilizado apenas quando se apresente tese a uma bancva e esta a julga merecedora de um doutoramento. Emprega-se apenas às pessoas que tenham tal grau, e mesmo assim, no meio universiário. Constitui-se mera tradição referir-se a outras pessoas de 'doutor', sem o ser, e fora do meio acadêmico.

Daí a expressão doutor honoris causa - para a honra -, que se trata de título conferido por universidade à guisa e homenagem a determinada pessoa, sem submetê-la a exame.

Por outro lado, vale lembrar que 'professor' e 'mestre' são títulos exclusivos dos que se dedicam ao magistério, após concluído o curso de mestrado.

Embora a expressão 'senhor' confira a desejada formalidade às comunicações - não é pronome -, e possa até o autor aspirar distanciamento em relação a qualquer pessoa, afastando intimidades, não existe regra legal que imponha obrigação ao empregado do condomínio a ele assim se referir.

O empregado que se refere ao autor por 'você', pode estar sendo cortês, posto que 'você' não é pronome depreciativo. Isso é formalidade, decorrente do estilo de fala, sem quebra de hierarquia ou incidência de insubordinação.

Fala-se segundo sua classe social. O brasileiro tem tendência na variedade coloquial relaxada, em especial a classe 'semi-culta', que sequer se importa com isso.

Na verdade, 'você' é variante - contração da alocução - do tratamento respeitoso 'Vossa Mercê'. A professora de linguística Eliana Pitombo Teixeira ensina que os textos literários que apresentam altas frequências do pronome 'você, devem ser classificados como formais. Em qualquer lugar desse país, é usual as pessoas serem chamadas de 'seu' ou 'dona', e isto é tratamento formal.

Em recente pesquisa universitária, constatou-se que o simples uso do nome da pessoa substitui o 'senhor/a' e 'você' quando usados como prenome, isso porque soa como pejorativo tratamento diferente. Na edição promovida por Jorge Amado, 'Crônica de Viver Baiano Seiscentista', nos poemas de Gregório de Matos, destacou o escritor que Miércio Táti anotara que 'você' é tratamento cerimonioso. (Rio de Janeiro, São Paulo, Record, 1999).

Urge ressaltar que tratamento cerimonioso é reservado a círculos fechados da diplomacia, clero, governo, judiciário e meio acadêmico, como já se disse.

A própria Presidência da República fez publicar Manual de Redação instituindo o protocolo interno entre os demais Poderes. Mas na relação social não há ritual litúrgico a ser obedecido.

Por isso que se diz que a alternância de 'você' e 'senhor' traduz-se numa questão sociolingüística, de difícil equação num país como o Brasil, de várias influências regionais.

Ao Judiciário não compete decidir sobre a relação de educação, etiqueta, cortesia ou coisas do gênero, a ser estabelecida entre o empregado do condomínio e o condômino, posto que isso é tema interna corpore daquela própria comunidade.

Isto posto, por estar convicto de que inexiste direito a ser agasalhado, mesmo que lamentando incômodo pessoal experimentado pelo ilustre autor, julgo improcedente o pedido inicial, condenando o postulante no pagamento das custas e honorários de 10% sobre o valor da causa. P.R.I.*

Niterói, 02 de maio de 2005.

ALEXANDRE EDUARDO SCISINIO
Juiz de Direito" 

*(P.R.I. = Publique-se, Registre-se, Intime-se)

EM TEMPO: Com tanta coisa importante para julgamento, um juiz tem que sentenciar sobre um caso RIDÍCULO desse, tendo como requerente, um colega de profissão. Em relação à corregedora Eliana Calmon, ela foi cotada pela presidentE Dilma Rousseff para assumir um lugar no STF, mas foi demovida da idéia ao tomar conhecimento que a Constituição Federal veda nomeações ao STF de pessoa com idade superior a 65 anos. Eliana Calmon completará 67 anos. Os ministros do Supremo Tribunal Federal se aposentam automaticamente aos 70 anos de idade. Segundo informações, Dilma Rousseff ficou impressionada com a coragem da ministra e corregedora Eliana Calmon. 

"SE QUISER POR À PROVA O CARÁTER DE UM HOMEM, DÊ-LHE PODER." (Abraham Lincoln, 16º presidente americano, 1809-1865)

11 comentários:

  1. Caro Osmar,
    oportuna a sua matéria. Um país pode subsistir com quaisquer regimes e tipos de corrupção; exceto quando a corrupção carcome o poder judiciário. Daí não resta mais absolutamente nada, a não ser o caos e a barbárie (estamos à caminho).

    Quanto ao juiz que exigia tratamento “mais formal” por parte do empregado do condomínio, este talvez estivesse procurando um manto protetor que ele próprio não via sobre si, caso contrário não estaria se preocupando com tamanha futilidade.

    Tenho uma frase que às vezes utilizo; e neste caso acho oportuno:

    Certa vez perguntaram a um respeitoso idoso se ele era uma pessoa honrada; ele respondeu que não, mas buscava sê-lo. E completou: -“Honradez não se adquire ou se conquista, honradez se pratica”.


    Abraço e Boas Festas. Um novo ano abençoado.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Paulo,

    Realmente, a corrupção no Poder Judiciário destrói a expectativa de moralidade no Brasil.

    Mais uma vez, obrigado por sua participação e um ótima comemoração neste final de ano e muita saúde para você e família.

    Um abraço!

    Osmar Filho.
    23/11/2011

    ResponderExcluir
  3. Osmar,

    Precisa colocar o Doutor na frente do seu nome? Não vai me processar e pedir 100 salários mínimos de indenização, porque eu sou pobre. É piada, Dr. Osmar?

    Agora estão recorrendo à constituição Brasileira para contestar a corregedora ELIANA CALMON. Engraçado, não é? Lembraram da Constituição? Quantas vezes essa gente "atropela" a constituição?
    A corregedora do CNJ está de parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Júlio;

    Sim, a corregedora está de PARABÉNS mesmo.

    Aproveito a oportunidade para desejar também a você muita saúde nestas festas de fim de ano e no Novo Ano que se iniciará.

    Um abraço!

    Osmar Filho.
    23/12/2011

    ResponderExcluir
  5. Boa Noite, Osmar, parabéns pela matéria, tomai a liberdade de postar em meu site www.gotadaguanoticias.com.br , acho muito importante que informações como esta chegue ao maior número de leitores possíveis, eu mesmo já senti na pele o que é ter que lidar com esta justiça vergonhosa . Mais uma vez parabéns, tenha um Natal repleto de alegria e paz.Deus o abençoe !

    ResponderExcluir
  6. OLá, Vicente;

    Grato pela participação novamente.

    Observei a postagem deste assunto no seu site e quero parabenizá-lo pelo "portal", muito bem feito. Vou adicioná-lo na lista no meu blog.

    Felicidades e saúde nesta data comemorativa de Natal e por todos os dias dos Novos Anos que estão que o misericordioso Deus nos conceder.

    Um abraço e SUCESSO sempre!

    Osmar Filho.
    23/12/2011

    ResponderExcluir
  7. prezado osma filho meus parabéns pelo lindo trabalho, feliz natal para vc e toda a sua familia

    ResponderExcluir
  8. Prezada Maria de Fátima,

    Sou grato por suas considerações e felicitações. Fico satisfeito com a participação dos leitores.

    Aproveito a oportunidade e também desejo muita SAÚDE para você e família... e que as realizações no Novo Ano sejam completas!

    Felicidades!!!

    Osmar Filho.
    24/12/2011

    ResponderExcluir
  9. Osmar, Grazie!

    Agora só espero que você pare com esse estilo ZERO CABRAL de ser: viaje menos e compareça mais ao palácio, digo blog. Rsrsr



    Brincadeiras (olha é brincadeira mesmo rsrsr)a parte......... Desejo um FELIZ NATAL e tudo de BOM, para você e toda a sua família.


    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. E não é que estão querendo transformar a Min Eliana Calmon em ré? Essa caixa mais do que preta, pois além de preta em tese fede também, não querem deixar estourar o cadeado por nada.
    Dinheiro público seja quem qualquer órgão, em qualquer dos poderes é tratado como privado fosse a única coisa de privado que tem e no feminino e quando eles metem a mão.
    Osmar e amigos um grande abraço e um Feliz Natal.

    ResponderExcluir
  11. Olá Alex,

    Grato pela participação e pelas felicitações também. Ótimo Natal e saúde, muita saúde a você e todos os seus.

    Um abraço!

    Osmar Filho!
    24/12/2011

    ResponderExcluir