Banner:

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Uma enorme lição de vida... e há quem se lamente por coisas insignificantes!

Sempre escrevo aqui que nós, cidadãos, devemos buscar nossos direitos e realizar também as nossas obrigações. Também já publiquei histórias de diversas pessoas que fizeram diferença e realizaram "grandes feitos", superando dificuldades diversas. A publicação de hoje é sobre uma pequena chinesa... aliás, pequena apenas na estatura, pois na verdade, é uma "GRANDE" chinesa: grande na atitude, na perseverança, na vontade de viver. A história de hoje eu recebi por e-mail do professor Décio Netto, da Universidade Estácio de Sá, com o qual tenho aulas da disciplina de Direito Financeiro e Tributário, e aqui, eu AGRADEÇO pela contribuição. Na foto acima está a Qian HongYan, que vive na China com a sua família. A menina perdeu as pernas em um acidente, tem poucos recursos financeiros e não pode comprar as pernas protéticas. Então, ela utiliza uma bola de basquete para se locomover e brincar, dentro das suas limitações, claro.

Nem com todos os problemas, a "pequena" Qian não desistiu de estudar, e, com o uso de dois apoio de madeira nas mãos, ela vai para a escola (foto ao lado). Com toda essa movimentação, acaba gastando várias bolas de basquete. A menina sabe da importância do estudo, e confirma sua presença na sala de aula, junto com os seus coleguinhas. Sabemos a grande dificuldade que muitos pais têm para fazer com que seus filhos frequentem a escola... e na contra-mão, ou melhor, na "mão certa", está a "chinesinha", que, "andando com as mãos", vai para a escola ganhar "conhecimento", único bem que nenhum ser humano conseguirá lhe tirar. Podemos observar que a falta das pernas não a impediu de continuar com a sua vida, e que, mesmo de forma limitada, mostra para as pessoas que a vida "VALE A PENA". Eu falando essas palavras nem significa muita coisa; mas a "pequena chinesinha" mostrando, literalmente, é outra coisa. E nós, quais são as nossas reclamações diárias que fazemos? Quais são os problemas que temos e que podemos resolver e mesmo assim "saímos da graça"? Somente a misericórdia de Deus em nossas vidas!

E a "pequena" Qian vai além... ela demonstra com o seu sorriso a sua satisfação em VIVER... (foto ao lado). A menina chinesinha não deixa de sorrir e nem se esconde dos colegas, com vergonha por não ter as pernas. Pelo contrário, continua agindo como criança, mas parecendo uma pessoa adulta, forte, com uma inabalável força interior. Deixar de brincar com os coleguinhas por falta de pernas?!... JAMAIS!; deixar de ir à escola porque alguns colegas podem rir?!... DE JEITO NENHUM! A gente, como ser humano adulto, com apenas um olhar para o lado, já veremos as dificuldades de muitas pessoas... e mesmo assim, a mensagem que DEUS nos quer dar é ignorada por nosso cérebro, repleto de preocupações e aflições, na nossa vida diária. Mesmo sabendo que a Bíblia nos ensina a "jogar" todas as nossas ansiedade "para cima", para DEUS, continuamos com as dúvidas e as incertezas na mente. Somos importantes para DEUS, e mesmo assim, nos tornamos insignificantes, a ponto de reclamar de "coisa pequena", comparado às bençãos que DEUS nos tem dado diariamente.

Observando a alegria da "pequena" Qian, vejo a sua grande lição de vida; a sua vontade de brincar, aproveitando cada minuto dessa fase que não volta. Da alegria de poder estar com a sua família, que a ajuda e lhe dá carinho, apesar de todas as dificuldades financeiras. Aqui no Brasil também existe os nossos "pequenos" brasileiros, "lutando" com as suas limitações, através da AACD (Associação de Assistência a Criança Deficiente), com um trabalho magnífico sendo oferecido a diversas crianças deste país, onde os políticos pouco se preocupam. A chinesinha junto com outros tantos "pequenos" brasileiros, se tornam verdadeiros GIGANTES, com demonstrações que nos fazem refletir nossas lamentações; nossa pouca ou nenhuma perseverança; a nossa falta de agir quando precisamos; a nossa completa INÉRCIA, sem atitude para, sequer, agradecer a DEUS por mais um dia de vida. Momentos que nos mostram, verdadeiramente, o quão pequenos somos, não apenas como ser humano, mas também, como CIDADÃOS! Vamos refletir!!!

Enquanto isso, a "pequena" Qian cresce, e com a ajuda de várias pessoas, agora pode utilizar uma perna protética (foto ao lado - clique para ampliar), voltando para a sua "caminhada" diária... na vida. Não é a "caminhada" que nós temos, com duas pernas "normais" e com nossos pensamentos "pequenos", "anormais". As duas pernas protéticas para a "pequena" Qian, creio eu, são como verdadeiros troféus. Sua alegria em ser ajudada, crescendo, vivendo a sua adolescência, e em pouco tempo, a sua maioridade, podendo viver "LIVRE", mostrando que "TUDO É POSSÍVEL AO QUE CRÊ". E diante disso tudo, talvez ela nem saiba que é um GRANDE EXEMPLO!

"SE TE MOSTRARES FROUXO NO DIA DA ANGÚSTIA, A TUA FORÇA SERÁ PEQUENA" (Provérbios 24:10)

Um comentário:

  1. Osmar
    Eu já conhecia a história de Qian; ela realmente ela é um exemplo de vida, de superação. Deveríamos nos sentir envergonhados quando reclamamos de pequenas coisas, deveríamos nos sentir envergonhados quando damos uma dimensão enorme a coisas pequeninas. Costumamos sim, olhar pra os nossos próprios umbigos como se os nossos problemas fossem maiores que os do mundo a nossa volta. Devemos sim, nos espelhar nesses grandes exemplos, nesses grandes gestos que nos fazem pequeninos diante de tanta grandeza.
    Um abraço.
    Abigail

    ResponderExcluir