Banner:

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

'CARPE DIEM': colha o dia, aproveite o momento.


Recebendo os cumprimentos de uma professora da BAHIA, ABIGAIL FONSECA, muito inteligente, "por sinal", que utilizou uma empressão em Latim para desejar-me um bom aproveitamento dos meus dias, me fez escrever o assunto de hoje. Desde já, agradeço a importante participação da referida professora, de quem foi a motivação. "CARPE DIEM", com o significado já no título desse assunto, sendo "COLHA O DIA" ou "APROVEITE O MOMENTO", mostra a importância de se aproveitar cada momento de nossas vidas. Na verdade, não temos idéia da importância de se viver cada dia, de se aproveitar cada instante, de se tirar um aprendizado de cada vitória ou revés. Nossa vida, "como um piscar de olhos", é tão rápida que nos "perdemos no tempo". Nossa existência, sendo finita, mostra que o AQUI e AGORA deve ser aproveitado de forma INTEGRAL, ÚNICA, SINGULAR. Nossas responsabilidades são grandes e não temos noção da nossa importância. Paradoxalmente, nossa "insignificãncia" é tão gigantesca, que só a misericórdia de Deus pode pode nos deixar a salvo. Um "estalar de dedos" do Todo Poderoso e nossa existência simplesmente desaparece, sucumbe!

Um exemplo da força do ser humano está na união, na superação de obstáculos através da ajuda mútua, da participação coletiva, da imensa vontade de vencer um grande desafio junto. A prova disso está na atitude do atual povo do EGITO, que viveu sob um poder ditador, por 30 anos, mas, demonstrando toda a indignação, toda vontade de LIBERDADE, acabou por fazer com que o ditador anunciasse a renúncia, após uma forte pressão do povo sofrido, já com centenas de mortos em confrontos. No livro "NUNCA DESISTA DE SEUS SONHOS", de Augusto Cury (imagem da capa ao lado) podemos ler o seguinte: "É possível destruir o sonho de um ser humano quando ele sonha para si, mas é impossível destruir seu sonho quando ele sonha para os outros, a não ser que lhe tirem a vida. Os ditadores jamais destruíram os sonhos dos que sonharam com a liberdade do seu povo. Morreram os ditadores, enferrujaram-se as armas, mas não se destruíram os sonhos de quem ama ser livre". Vemos aqui, nas palavras do ilustre escritor, que o egoísmo é um pensamento pequeno, que o egocentrismo é algo que não vale a pena ser vivido. Evidente que temos nossos objetivos, nossas propósitos, nossas conquistas pessoais. Mas, e se buscarmos nossas vitórias fazendo com que outras pessoas também sonhem conosco para atingir os seus próprios objetivos?! Como seria ver outro ser humano realizar o seu próprio sonho com a nossa pequena participação?! Seria ou será INDESCRITÍVEL!!!

O grande desafio é superar as limitações apresentadas por diversos programas de TV, que "distribuem" insignificantes mensagens em "horário nobre", e também com um jornalismo extremamente "pobre" e negativo, que busca nas ruas algum momento de "desgraça alheia" para tentar fazer com que eu, você, e tantos outros seres humanos fiquemos refém da pobreza da comunicação de uma mídia estagnada, atrofiada, aproveitadora, completamente alienada. Porém, não é difícil dizer um grande "NÃO" para essa mídia "previsível", que nada mais faz do que desagregar lares, corromper valores, atrofiar cérebros, hipnotizar seres humanos que buscam refúgio em lugar errado. Cada um de nós tem o poder necessário para escolher aquilo queremos para nós, para a nossa família, para nossos descendentes, para aquela pessoa que amamos, que queremos perto ou com quem queremos viver a nossa existência; nossa dupla existência. A cada um de nós, Deus entregou um objetivo, uma missão, uma tarefa. Cabe-nos entender o motivo da nossa existência, do que podemos fazer, daquilo que podemos executar, por mais simples que seja.

Deus não quer que sejamos simples "ASSISTENCIALISTAS", utilizando um momento de tragédia para mostrar a nossa solidariedade, que é um comportamento tipicamente governamental. Creio que Deus queira algo bem maior do que isso. Deus não nos criou para sermos "aproveitadores de mídia", para mostrar para a "mão esquerda" o que a "direita" acabou de fazer. A Bíblia é bem clara nesse ensinamento. Mas isso não significa ficar no "anonimato", e sim, mostrar para a sua própria consciência de que você fez a sua parte; de que você se movimentou, independentemente de quem esteja vendo ou não o seu gesto, a sua atitude. Lembro-me muito bem do que foi escrito no livro "ATÉ AS ÁGUIAS PRECISAM DE UM EMPURRÃO", pelo escritor americano David Mc Nally, e que tive a oportunidade de ouvir em uma palestra no Rio de Janeiro. O autor ilustrou muito bem a diferença entre FAMA e SUCESSO, dizendo que a cantora Madonna teve aquela, e Madre Tereza de Calcutá, este. O escritor foi explícito em dizer que o sucesso é infinitamente superior à fama, mostrando a importância do trabalho executado por Madre Tereza de Calcutá, que, apesar de todas as dificuldades, fez uma diferença enorme na vida de muitas pessoas. Ela verdadeiramente fez o que muitos governos e políticos, mesmo com poder e dinheiro, não fizeram. Aí está a diferença entre FAMA e SUCESSO.

Portanto, prezado(a) leitor(a), nossa existência nos diz que a vida aqui não pode ser insignificante. Muita coisa precisamos aprender para algo realizarmos. A cada dia é um momento único para aproveitarmos da melhor maneira possível. A nossa responsabilidade é grande, e não dependemos de governo ou político para que realizemos a nossa parte. A sua tarefa é importante; o seu dia é importante; a sua atitude é imprescindível. Assim, deixo o final do "escrito" de Horácio, poeta romano (65 - 8 a.C.), que incluiu "CARPE DIEM" em seu poema, título desse assunto, e que ensinou o seguinte: "... Sê sábia, filtra o vinho e encurta a esperança, pois a vida é breve. Enquanto falamos, terá fugido ávido o tempo: Colhe o instante, sem confiar no amanhã"

"QUEM COMEÇOU, TEM MEDADE DA OBRA EXECUTADA!" (Horácio, poeta romano, 65 - 8 a.C.)

Um comentário:

  1. Lendo esse texto, ocorreu-me agora a mensagem da música "Pra não dizer que não falei de flores" de Geraldo Vandré, em que ele traduz de forma muito clara essa situação do Carpe Diem com uma outra expressão: "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer". Temos sim que aproveitar o dia, todos os momentos que nos são ofertados pelo criador para fazermos a mudança que queremos na sociedade, na qual estamos inseridos.
    Não devemos ficar de braços cruzados esperando apenas que os governantes decidam ou façam algo para mudar; devemos participar efetivamente para que sejamos e vivamos numa sociedade melhor, para concretizarmos nossos sonhos, nossos intentos, nossos projetos, sempre nos pautando no princípio da importância e do bem estar nosso e também do outro, pois vivemos em sociedade e sozinhos, nada podemos fazer. O bem que eu quero, a comodidade que eu anseio deve ser permitida e pensada também para o outro, uma vez que o homem é um ser eminentemente social e só se completa no outro.
    Quando Deus criou o homem não pensou em um projeto isolado, mas na parceria, na satisfação de necessidades que seriam supridas e complementadas por meio dos grupos sociais. Evidentemente que vivemos em uma sociedade que foi corrompida pela ambição cega e pelo egoísmo que maculou o projeto do criador. Mas, nos alegra saber que ainda é possível a restauração. A nossa participação nesse projeto é tentar dar significado à nossa existência agregando sempre o outro, a despeito do que a mídia propõe... não devemos segregar e sim agregar.
    Vamos aproveitar a vida da melhor maneira possível, com qualidade, altruísmo e amor.
    CARPE DIEM!!

    14 de fevereiro de 2011 15:22

    ResponderExcluir