Banner:

segunda-feira, 16 de abril de 2018

► Desafios existem para serem superados: AÇÃO... foi o que fez FERNANDO FORTUNATO!

Fernando Fortunato, em apresentação de KATA,
na
Academia Fortunato Figth

=== Clique em qualquer imagem para ampliar ===
Em 2006, chega em Cabo Frio a família FORTUNATO. Fernando, com 16 anos de idade, deixa Piabetá, bairro do município de Magé-RJ, com a sua mãe Maria Fortunato. Em Cabo Frio, morou nos bairros Braga, Portinho, Palmeiras e atualmente, no Porto do Carro. A mãe, caseira e doméstica, teve a ajuda do filho Fernando, que trabalhou em depósito de água, fazendo entregas; em quiosques na praia e no comércio. Estudou, completou o ensino médio, ingressou no curso de Educação Física e conseguiu a graduação em 2017


Fernando na academia, com
suas 
medalhas e troféus conquistados
Já há algum tempo estou para fazer essa publicação. E lendo a história neste início, até parece que tudo foi um "mar de flores" para o atleta Fernando Fortunato. Nada disso! Adotado desde o nascimento, foi criado com por sua mãe adotiva e educado em uma região onde a violência sempre foi destaque nos jornais. Porém, encontrou nas artes marciais uma oportunidade de ser um atleta, seguindo a doutrina e conselhos dos professores. Iniciando o Karatê em sua cidade de origem, chegou em Cabo Frio graduado na faixa verde. Em Cabo Frio, foi aluno do sensei (professor) Marcelo Cerqueira, conhecido atleta da cidade e criador da Academia Shotokan, no bairro Jardim Caiçara. Na academia do Marcelo Cerqueira, o atleta Fernando Fortunato graduou-se em faixa preta no ano de 2011, com 21 anos de idade. Além disso, Fernando também ministra aulas de Kickboxing, para ambos os sexos.


O professor Fernando com o aluno
Davi
, faixa vermelha, em demonstração
Mas para chegar à tão sonhada faixa preta, Fernando precisou de muita persistência. E com a faixa preta na cintura, Fernando começou a ministrar aulas na rede municipal de ensino, no "Programa Mais Educação", do governo federal, conciliando com aulas também em alguns colégios da rede particular, em Cabo Frio. Com uma média de 03 a 04 escolas por semana, conseguia o rendimento mensal de 01 salário mínimo. Começou a ministrar as aulas de karatê nas escolas em 2011, seis meses depois da graduação em faixa preta e foi até o ano de 2015. Sem a manutenção do programa patrocinado pelo governo federal, foi dispensado por falta de verba. 


A continuação do SONHO
Desde a sua graduação em faixa preta, no ano de 2011, o atleta Fernando começou a enviar e-mails para várias empresas de Cabo Frio, buscando apoio para disputar as competições nacionais de artes marciais, principalmente o Karatê. Depois de muitos e-mails enviados, a ÚNICA resposta ao pedido de apoio através de patrocínio foi do comerciante Fabrício, proprietário da Marcenaria Itajuru, em Cabo Frio. O patrocínio pedido é para as despesas com as passagens das viagens que Fernando precisaria fazer para participar de diversos torneios no Rio de Janeiro e em outros Estados. Conseguiu com o senhor Fabrício, após agendarem um encontro para conversar sobre os valores que ajudariam com as passagens, dependendo de cada torneio que fosse participar.


Fernando, mostrando troféu e medalhas
na gravação da reportagem da Rede Record
Fernando Disputou o 1º torneio em 2011, em Foz do Iguaçu. E após 26 horas de viagem de ônibus, perdeu ainda na fase classificatória na modalidade karatê. Fernando confessou que voltou desanimado, mas intensificou os treinos. Em novos torneios, Fernando continuou sendo patrocinado pelo senhor Fabrício, da Marcenaria Itajuru.  No final do ano de 2011, Fernando foi Campeão Regional Lagos, no Karatê, na categoria adulto faixa preta, com atletas da Região dos Lagos. Em 2012 foi campeão estadual no RJ. Entre os anos de 2013 a 2015, Fernando foi vice-campeão Brasileiro de Karatê, faixa preta; vice-campeão estadual no RJ, faixa-preta; campeão da Copa Carioca, faixa preta. Torneios disputados na categoria entre 65 e 75kg. Além disso, Fernando participou de campeonatos realizados por clubes/equipes, de menor expressão.


A Academia Fortunato recebeu a equipe
do jornalismo da Rede Record,
para saber sobre o título de
Campeão Mundial 
do 'Karateca',
em
setembro/2017
Fabrício, o patrocinador das viagens para que o atleta Fernando pudesse participar dos torneios, tinha em mente montar ou apoiar um projeto social. Assim, resolveu montar uma pequena academia no bairro Parque Central, em Cabo Frio e chamou Fernando para participar do projeto, mostrando a academia montada para ele ministrar as aulas, patrocinando-o com a estrutura feita, por um período de 12 meses. Em 2016, Fernando assumiu a administração da academia e também manteve a função social do esporte, ministrando aulas gratuitas para  alguns menores do Abrigo Municipal Casa da Criança de Cabo Frio, além de aulas para crianças com síndrome de Down.


Fernando e a esposa Camila,
mostrando as medalhas conquistadas
no torneio
Mundial,
no mês de
setembro/2017, em São Paulo
No mesmo ano de 2016, Fernando casou-se com Camila, esposa que o acompanha quando pode em alguns dos torneios que participa. Neste mesmo ano 2016, Fernando foi medalhista dos Jogos Regionais em São Paulo e repetiu o feito no ano de 2017, com o Karatê. Ainda em 2016, foi campeão intercontinental em Campo Grande, no RJ, em artes marciais, disputado com regras que mistura várias artes. E em setembro/2017, um grande feito, conseguindo 04 medalhas sendo Campeão Mundial de Artes Marciais na cidade de Santa Isabel, em São Paulo, com a participação de atletas da América do Sul.


Fernando e a mãe, 
a incentivadora Maria Fortunato
Acostumado a enfrentar golpes diversos durante os treinamentos e torneios de artes marciais, o filho Fernando sofreu um "forte golpe" da vida com o falecimento da sua mãe, Maria Fortunato, em junho/2017. Não foi fácil a situação para Fernando, a perda da sua maior incentivadora no esporte. Tanto, que precisou recorrer a cuidados médicos, tendo o diagnóstico de Depressão, Síndrome do Coração Partido e Síndrome do Suicídio. O seu trabalho na academia foi importante para manter-se no foco, cumprindo com as ministrações das aulas com os vários alunos da academia. O recompensa esportiva veio alguns meses depois do falecimento da mãe. No final de setembro/2017 Fernando foi campeão Mundial em São Paulo, conquistando quatro medalhas em categorias diferentes de artes marciais,  com participação de alguns atletas da América do Sul.


Fernando ao final do torneio em Santa Isabel-SP,
mostrando o banner do seu
patrocinador
,
em setembro/2017
Novamente com o apoio de Fabrício, comerciante e proprietário da Marcenaria Itajuru, Fernando Fortunato participou e conquistou medalhas no torneio na cidade de Santa Isabel, em São Paulo, dedicando as suas vitórias para a mãe, em memória. Continua com o seu trabalho na academia, transmitindo seus conhecimento aos alunos, de diversas idades, oferecendo vagas para adolescentes do Abrigo Municipal, que ficam tristes quando precisam sair, quando são encaminhados para as famílias que não moram em Cabo Frio, como tive a oportunidade de presenciar recentemente, na academia.




Abaixo, algumas FOTOS que registrei na 
Academia Fortunato, em Cabo Frio:

Fernando com o aluno Esdras (faixa roxa),
em demonstração de
Kickboxing



Fernando em demonstração de Kata



Fernando e Esdras, demonstração
de golpe no
Karatê



Fernando e Esdras, em demonstração
de chute alto no
Karatê



Suellen Rodrigues, jornalista da Record
e o
Fernando, em demonstração
de golpe no
Kickboxing



A jornalista Suellen, comemorando o rápido
treino com o professor 
Fernando



Suellen Rodrigues e o cinegrafista João, da Record,
gravando reportagem na
Academia Fortunato


=== CLIQUE AQUI e acesse a página da Academia Fortunato no facebook ou CLIQUE AQUI para acessar a página pessoal também no facebookdo sensei Fernando Fortunato e saiba mais sobre o trabalho realizado, buscando informações sobre disponibilidade de horários para você ou seu filho(a) iniciarem na prática do esporte em um ambiente saudável e familiar.


EM TEMPO: aqui fica a simples homenagem ao atleta Fernando Fortunato... e meus PARABÉNS pela persistência, simplicidade e amor que tem pelo que faz, promovendo inclusão social e assim, na medida do possível, fazendo a sua parte.

EM TEMPO 2: o atleta Fernando Fortunato NÃO faz parte de família da ELITE HIPÓCRITA de Cabo Frio, que a mídia/imprensa e políticos locais tendem a privilegiar. 



"AMOR DE MÃE NÃO MORRE, SÓ MUDA DE ATMOSFERA." (Rui Barbosa, advogado, jurista, político, diplomata, escritor e orador brasileiro; 1849-1923)

4 comentários:

  1. Garra e determinação, é o que vejo nesse Campeão!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela matéria e parabéns Sensei pelo exemplo de superação e pela forma com a qual ministra suas aulas. Sempre paciente, principalmente com as crianças, entendendo as particularidades de cada um. Que Deus continue abençoando ao senhor é à academia.

    ResponderExcluir
  3. Belíssima matéria e parabéns ao Sensei Fernando pela história de luta, garra e determinação me sinto honrado dele ser o Sensei do meu filho.

    ResponderExcluir
  4. Um grande sensei, uma grande peasoa! Tenho muita orgulho do ser humano que é o sensei Fernando Fortunato, me emocionei lendo essa material, parabéns Fernando, e parabéns ao aluno e editor da matéria.

    ResponderExcluir