Banner:

domingo, 25 de agosto de 2013

► Ex-moradora de rua se torna PROFESSORA UNIVERSITÁRIA!

Marta Barreto de Souza, 44 anos - Brasileira e Digna
De volta à atualização do blog, não poderia deixar de recomeçar com uma informação boa, dignificante. Marta fez o caminho inverso do que atualmente a gente vê como possível: profissionais da educação no Brasil desvalorizados e com as mãos vazias. Porém a reportagem no PORTAL UOL mostrou uma cidadã brasileira, bem pequena, sair da sarjeta, vivendo de esmolas, para a formação universitária, nos cursos de Serviço Social e Psicologia, encaminhando-se para concluir o Mestrado em educação. E para iniciar a sua primeira aula, a vencedora Marta resolveu contar a história de uma criança que aos dois anos de idade foi encontrada por um jovem, enquanto mendigava. A emoção pode ser vista nos alunos em sala de aula, que ouviam atentamente a professora falar. Ao final do relato, a professora revelou: "a menina da história sou eu".

A reportagem conta que a mudança na vida de Marta teve início aos dois anos de idade, quando foi encontrada por um jovem de 17 anos a encontrou em um Mercado Municipal, em Aracaju, Sergipe. Havia uma senhora sentada, que parecia estar dormindo com uma criança recém-nascida no colo. Logo ao lado, estava uma menina com 2 anos de idade, brincando na lama e sorrindo. O jovem não entendia o sorriso da criança em tal situação. O jovem de 17 anos era Miguel, que perguntou para a menina se ela estava com fome. Comprou um picolé e entrou para a menina. Passado alguns minutos conversando com a menina, Miguel percebeu que a mulher com a criança no colo estava morta. Uma outra mulher, observando a cena, aproximou-se e disse para o jovem: "se você levar a menina eu levo o menino" (recém-nascido). A partir daquele momento, Marta, a menina de 2 anos que brincava na lama sorrindo, nunca mais viu seu irmão.


A CONQUISTA
Decido a salvar a vida da menina de 2 anos de idade, Miguel a levou para casa, mesmo com a mãe já criança 09 filhos. A história conta que quando Miguel precisou servir o Exército, sua mãe deixou a pequena menina com uma vizinha, que mudou para o Rio de Janeiro e levou a criança, deixando-a posteriormente em um ORFANATO. Já no orfanato, a criança Marta não deixou se intimidar pelas dificuldades na falta de pessoas da família. Parece que assimilou bem que onde estava era a sua "casa". Acredito eu que Marta tivesse olhando para trás para reverter o seu futuro que poderia ser lamurioso. Marta fez o curso de ENFERMAGEM. Com o seu trabalho, conseguiu custear a sua primeira graduação UNIVERSITÁRIA, que foi o Serviço Social. Na reportagem, Marta explica: "eu não via nada como barreira. Você não pode se tratar como coitadinha (por morar em um orfanato). Eu via isso como possibilidade de crescimento. Eu tive muita dificuldade dentro da universidade. A minha superação era de que eu precisava estar, no mínimo, dentro da média. Eu estava aquém da média; então comecei a devorar livros".


Do orfanato, Marta diz que carrega com ela o sentimento de igualdade e o ensinamento que todos têm que fazer parte de suas próprias mudanças. E como foi o reencontro com aquele jovem de 17 anos, Miguel, que a tirou das ruas e levou para a sua casa, mas depois foi servir o Exército e não a encontrou quando retornou? O tal encontro não foi um dos melhores, já que a menina estava com 12 anos de idade e foi rejeitado pela então pré-adolescente, no Rio de Janeiro, conta a reportagem. Mas no primeiro dia das crianças que passaram juntos, Miguel entregou uma Certidão de Nascimento para Marta, que viu o nome do seu pai no documento: Miguel José de Souza. Aquela menina que tinha 02 anos de idade, que havia sido retirada da rua e tempos depois, por outra pessoa, estava em orfanato, acabara de "ganhar" um PAI e mais 04 IRMÃOS. Há três anos Marta aguarda em uma lista para adotar uma criança. E como ensinamento, Marta acrescenta: "A vida é difícil para qualquer pessoa. Fui forte e tentei sem desistir".


►►► CLIQUE AQUI para ver a reportagem completa no PORTAL UOL.


EM TEMPO: pode-se verificar que não é preciso aguardar ou ficar dependendo de esmolas de GOVERNOS ou POLÍTICOS HIPÓCRITAS. A ATITUDE é que muitas das vezes faz a diferença.


"A VITÓRIA MAIS IMPORTANTE A SER CONQUISTADA É A VITÓRIA SOBRE SI MESMO." (Carlos Hilsdorf; consultor de empresas, pesquisador do comportamento humano, escritor e palestrante brasileiro; 1968)


Louvor "RESTITUI"
Davi Sacer

2 comentários:

  1. Marta lendo a sua historia fiquei impressionado, gostaria de ter palavras especiais para voce, mais lhe digo es uma guerreira e vencedora, com certeza nada nesta vida sera um impedimento para as suas vitorias,, voce nasceu abençoada.

    ResponderExcluir
  2. Querido Osmar

    Belo exemplo de superação e determinação. Devemos nos espelhar em Marta, pois ela nos mostra que temos que seguir sempre na busca de nossos sonhos e lutarmos, lutarmos e...lutarmos para concretizá-los.

    Parabéns também ao jovem Miguel e a tantas outras pessoas que ainda acreditam e investem no ser humano.

    É isso. Se não marcarmos positivamente na nossa passagem por esse mundo, de nada nos aproveita ter vivido, ter passado por aqui.

    Sucesso pra você e que a graça de Deus seja derramada sobre sua vida.

    ResponderExcluir