Camisa preta para um patrocínio 'NEBULOSO' |
Reportagens do último dia de fevereiro/2013 dão conta de que uma decisão LIMINAR em uma AÇÃO POPULAR ajuizada por um advogado do sul do país, um juiz do Tribunal Regional Federal do Rio Grande do Sul determinou a suspensão de pagamento da mensalidade de patrocínio que a Caixa Econômica Federal pagaria ao Sport Club Corinthians. A multa por desobediência da decisão judicial é de R$ 150 mil reais por dia para a Caixa Econômica. O patrocínio é de R$ 30 milhões de reais para o ano de 2013. O advogado que ingressou com a Ação Popular alegou que o pagamento do patrocínio é LESIVO ao patrimônio público da União, pois a Caixa, como empresa pública e vinculada ao Ministério da Fazenda, estaria gastando dinheiro de forma INÓCUA e destituída de caráter informativo, ferindo o art. 37 da Constituição Federal.
Grande diferença |
O advogado autor da Ação Popular contesta o famigerado patrocínio de um banco público a um clube de futebol e explica que "estampar o nome da Caixa na camisa de um time não representa nada para o banco. A Caixa não passa a ser conhecida por isso. Ela já é conhecida. Nesse caso do patrocínio, quem ganha é só a instituição privada que visa o lucro, no caso, o Cortinthians". O advogado finaliza explicando que a Ação Popular é uma oportunidade para órgãos públicos como a Caixa e a Petrobrás reverem a estratégia de patrocinar uma instituição privada, pois a publicidade feita na mídia é legítima, mas patrocinar um clube de futebol não dá retorno nenhum. O Advogado disse ainda que o tal patrocínio pago ao Corinthians não atende aos preceitos constitucionais que orientam a publicidade de programas e serviços dos órgãos públicos, com caráter educativo, informativo ou de orientação social.
Com POLITICAGEM, o Povo Brasileiro... óh!!! |
Bem, esse caso do patrocínio é típico de POLITICAGEM "infiltrada" que originou o "falso" investimento da Caixa Econômica no Corinthians. Se perguntar ao Lula, torcedor declarado do Corinthians, ele vai negar até o dedo da mão "nascer" que ele "não sabe de nada e não viu nada". Mas a questão é simples: qual é a real necessidade que a Caixa tem em patrocinar qualquer time de futebol? A coisa é bem simples: não precisa nem entrar no mérito LEGAL, porque se for fundamentar na LEI, a situação desse patrocínio é simplesmente IMORAL e ESCANDALOSO apenas pelo fato de que o dinheiro "jogado fora", patrocinando um time de futebol, seria muito melhor utilizado em programas sociais de construção da CASA PRÓPRIA, reforma ou outros projetos que um banco público deveria patrocinar ou fomentar para o desenvolvimento urbano. Ou no Brasil o POVO não precisa de moradia?
Marketing duvidoso |
Além disso, em novembro/2012, o especialista e professor de marketing esportivo, Eduardo Muniz, em reportagem ao PORTAL R7, disse que além da polêmica de um banco público patrocinar um clube privado, a questão relevante é o atual momento do marketing esportivo que se vive, que é a FALTA DE TRANSPARÊNCIA dos investimentos. Segundo o professor, as empresas frearam o investimento porque quem recebe o investimento não sabe informar ao investidor qual foi o resultado gerado. Pior do que isso, explica o professor, é a questão da dívida bilionária que os clubes de futebol tem com o INSS e também as trabalhistas. Apenas a exposição da marca em uma camisa não justifica os valores praticados no patrocínio.
►►► CLIQUE AQUI e veja a reportagem com um especialista em marketing esportivo no "Portal R7".
►►► CLIQUE AQUI e veja reportagem onde um dirigente do Corinthians nega interferência de Lula no patrocínio. E o dirigente iria realmente falar que foi o Lula que intermediou o patrocínio? (só rindo!)
► EM TEMPO: a Caixa Econômica Federal também patrocina os times Atlético Paranaense, Figueirense e Avaí. O advogado da Ação Popular, que não sabia do fato, disse que irá questionar da mesma forma os outros clubes sobre o patrocínio. A Caixa e o Corinthians podem recorrer da Liminar concedida na Ação Popular.
"DINHEIRO É COMO O ADUBO, SÓ SERVE QUANDO ESPALHADO." (Autor desconhecido)
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