Banner:

sábado, 13 de outubro de 2012

► Filme: 'Ao Mestre, com Carinho'. MUDAR é preciso!

O Filme, 1967
Um sucesso no fim da década de 60, o filme de 1967 retratou a questão social e racial, onde um cidadão, sem proposta de emprego para atuar como engenheiro eletrônico, assume uma turma de alunos complicada em uma escola secundária de Londres. Rebeldes e descontando toda a frustração em seus professores. E o novo professor, Mark Thackeray, personagem do excelente ator americano Sidney Poitier, logo observa que a tarefa será árdua, mas não esmorece. O professor tenta restabelecer a ordem mas os alunos não respeitam sua autoridade em sala de aula e tentam desestabilizá-lo de todas as formas, com tratamento agressivo e desrespeitoso. Até que determinado dia o mestre muda de atitude radicalmente e repreende os alunos, deixando claro para as moças o seu descontentamento com a postura delas. Aos poucos, mais do que ensinar a matéria a ser estudada, tenta transformar comportamento e postura aos jovens alunos rebeldes. De tão certo da necessidade de transformação das pessoas, a última cena deste filme, após a homenagem ao professor feita pelos alunos (vídeo nesta postagem), mostra uma atitude que retrata bem o que todos os professores sentem ao estarem em uma sala de aula transmitindo seu conhecimento. IMPECÁVEL! 

Sidney Poitier recebe a
Medalha da Liberdade
do presidente Obama
em 2009
Apesar de ser um filme antigo, do século passado, o roteiro ainda pode ser visto hoje, em salas de aulas onde muitos alunos, não somente de lares desestruturados fazem a baderna, mas também os alunos de lares onde o dinheiro e a soberba corrompem os valores humanos. O governo, por sua vez, CORRUPTO em todos os sentidos, ajuda a piorar as coisas, desvalorizando a classe profissional que forma e informa os valores a serem seguidos pelos alunos. Ao invés da valorização, desdenha das reivindicações dos professores e os tenta colocar contra a sociedade quando a classe busca seu direito de greve para obter o que lhes são merecidos: RECONHECIMENTO. Porém, a própria sociedade, "dopada" e desinteressada, fica à margem da luta que interessa a todos, diante do que seus filhos podem se transformar em um País onde a EDUCAÇÃO é tratada apenas em discursos políticos em ano eleitoral. Os GOVERNOS e POLÍTICOS VAGABUNDOS que o digam.

O 2º Filme, 1996
Em relação ao filme, houve o lançamento do segundo e último, com o mesmo nome, no ano de 1996, com o mesmo título. Agora, com alunos mais crescidos, "Ao Mestre, Com Carinho II" continua a mostrar a realidade da mentalidade de seres humanos sem nenhuma perspectiva de vida. Depois de 30 anos lecionando em Londres, o professor, depois de aposentado, volta para Chicago e aceita o desafio para lecionar em uma pequena escola americana. Sidney Poitier, com mais uma grande atuação, mostra a simplicidade de um professor experiente e com o sentimento de MUDANÇA ainda no coração.  Novos alunos, novos desafios e novas conquistas, inclusive, na vida pessoal do professor, que também é destaque no filme. Para quem já viu o filme, mais de uma vez, igual a mim, vale a pena reviver momentos de grande tenacidade, coragem e lição de CIDADANIA.


Abaixo, segue o vídeo com a homenagem dos alunos no filme ao professor que mudou o sentido da vida, que lhes deu ensinamento para seguirem buscando aquilo que quiserem para todos os seus, para a sociedade, para os seus descendentes. Um reconhecimento que muito alunos de hoje não sabem o que significa. A música é tema do filme, com a participação da cantora "Lulu", que interpretou uma das alunas.


Um momento que todos os PROFESSORES merecem
e que não há palavras para agradecimento:




"Ao Mestre, com Carinho"
(Dublado)

►►►  CLIQUE AQUI  com a tecla "shift" pressionada para assistir em uma tela separada o 1º filme completo.


"Ao Mestre, com Carinho 2"
(Legendado)

►►► CLIQUE AQUI  com a tecla "shift" pressionada para assistir em uma tela separada o 2º filme completo.


EM TEMPO: o ator Sidney Poitier está com 85 anos de idade e foi homenageado em março/2002, ganhando um "Oscar" especial pelo conjunto do seu trabalho, na 74ª edição do prêmio, concedido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Um reconhecimento merecido, embora tardio. Nesta mesma noite de gala, Sidney Poitier recebeu homenagem de outro negro e grande ator, Denzel Washington, que ganhou o "Oscar" de melhor ator do filme "Dia de Treinamento" e dedicou ao colega também homenageado pelo conjunto da obra.


"SE OS FATOS NÃO SE ENCAIXAM NA TEORIA, MODIFIQUE OS FATOS." (Albert Einstein; físico alemão, 1879-1955)

2 comentários:

  1. Parabéns, Osmar pela postagem.

    Na condição de professora, sinto de perto todo o descaso em relação à minha classe. Somos formadores de opinião e é justamente isso que faz com que os governantes invistam pouco na educação e desprezem os profissionais dessa área. Mas, enquanto houver fôlego, compromisso e esperança na humanidade, iremos lutar por dias melhores.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida professora Abigail!

      Realmente, a tarefa não é fácil. Contra políticos VAGABUNDOS, que sequer sabem o que é estudar, a tarefa não é fácil.

      Mas continue sua empreitada que a recompensa virá do SENHOR!

      Um abraço e grato pela participação novamente!

      Osmar Filho.
      14/10/2012

      Excluir